Concluída reflorestação de parque florestal em Ponte de Lima consumido pelo fogo

Com a plantação das últimas mil árvores.

A reflorestação dos 11 hectares do parque florestal da quinta de Pentieiros, em Ponte de Lima, consumidos por um incêndio em agosto de 2016, vai ser concluída na sexta-feira, com a plantação das últimas mil árvores.

Fonte daquela autarquia, contactada hoje pela agência Lusa, disse que a ação de reflorestação, promovida pela Rede Elétrica Nacional (REN), em parceria com a Quercus e a Câmara local, permitiu plantar um total de nove mil árvores autóctones, na sua maioria carvalhos, cerejeiras e nogueiras.

Aquela fonte adiantou que “a recuperação do parque florestal da Quinta de Pentieiros foi iniciada em fevereiro”. Na sexta-feira, a partir das 13:45, 130 alunos daquele concelho do distrito de Viana do Castelo vão assinalar a conclusão daquela iniciativa, plantando as últimas mil árvores, sobretudo carvalhos.

Em agosto de 2016, o parque florestal da Quinta de Pentieiros, foi atingido por um incêndio florestal, que consumiu 11 dos seus 13 hectares. As chamas deflagraram na freguesia de Cabração, na Serra D’Arga, e atingiram aquela mancha verde do concelho.

No total, o parque florestal e a quinta pedagógica de Pentieiros ocupam uma área de cerca de 30 hectares, entre zonas florestal e de cultivo. A Quinta começou a funcionar em 2001, na sequência da criação, nas proximidades, da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d’Arcos.

A Quinta de Pentieiros concentra várias infraestruturas e equipamentos associados ao alojamento, ao recreio e ao lazer, bem como à demonstração e experimentação de técnicas e culturas agropecuárias e florestais.

Dispõe, entre outros equipamentos, de parque de campismo e caravanismo, piscina, albergue, ‘bungalows’, centro de acolhimento, centro de aventura e atividades de natureza, instalações para campos de férias, inseridas no Centro Educativo construído em 2012 e que recebeu a designação de Centro Educativo das Lagoas, polidesportivo, cozinha regional, viveiros de plantas, hortas e estábulos.

Segundo dados hoje avançados à Lusa pela Câmara de Ponte de Lima, “já visitaram a Quinta de Pentieiros mais de 100 mil crianças, no âmbito de diversos projetos e educação e sensibilização ambiental, como as oficinas de verão, da Páscoa, em visitas guiadas e ações comemorativas”

A ação de replantação que vai ser concluída na sexta-feira começou a ser realizada em fevereiro, inserida na campanha nacional intitulada “Juntos Plantamos o Amanhã” que a REN tem vindo a promover em todo o país.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x