Alto Minho
Concerto com Gisela João é ponto alto das festas de Paredes de Coura
Festa do Emigrante
em
Um concerto com a fadista Gisela João é o ponto alto da Festa do Emigrante, incluída no programa das festas de Paredes de Coura, que decorrem entre quarta-feira, até 11 de agosto.
O concerto está marcado para a noite de sexta-feira, no Escadório da Igreja do Espírito Santo.
O programa das festas começa, na quarta-feira, no museu regional de Paredes de Coura com petiscos tradicionais e música. No dia 08, há festival de folclore e a 10 de agosto celebra-se o Dia do Concelho, com evocação dos Combates de Travanca, que, em 1662, afastaram o exército castelhano e demonstraram a sua fidelidade a D. João IV.
A sessão evocativa do Dia do Concelho decorrer no salão nobre dos Paços do Concelho, antecedida da apresentação dos livros “500 – Foral da Terra de Coura” e “Paredes de Coura – Estudos Históricos”, de José Augusto Pacheco.
Leia Também
The National juntam-se ao cartaz do Rock in Rio Lisboa 2020
Manel Cruz apresenta novo espetáculo em 2020 e começa em janeiro por Braga
Construções LEGO em exposição em Paredes de Coura
Caretos de Podence declarados Património Imaterial da Humanidade
PSD quer saber “qual o ponto da situação” da inspeção da ACT de Viana na Kyaia
Festival de Guitarra de Guimarães com “maior participação internacional de sempre”
Aqui chegado…
...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem O MINHO, jornal estritamente digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O MINHO é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.
Inspirados na filosofia seguida pelo jornal inglês "The Guardian", um dos mais importantes órgãos de comunicação do Mundo, também nós achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler O MINHO, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.
Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar O Minho - e só demora um minuto. Obrigado.
Alto Minho
Bombeiros resgatam égua ‘selvagem’ presa em armadilha em Monção
Armadilhas para javalis foram a causa provável
em

Os Bombeiros de Monção procederam, esta quinta-feira, pelas 15:45, ao salvamento de uma égua na união de freguesias de Barroças e Taias, adiantou a Rádio Vale do Minho.
O animal encontrava-se preso numa armadilha, “plantada” em espaço florestal, e foi encontrado em sofrimento por um caçador que deu o alerta.
Esta ação contou com o apoio de viatura ligeira e três operacionais desta corporação de bombeiros, incluindo um veiculo de socorro e o veterinário municipal.
“Encontramos uma égua sem qualquer chip de identificação com a pata presa num laço. Uma armadilha provavelmente destinada a javalis. No entanto, quando ela se tentou libertar do laço, caiu-lhe um ramo em cima. Ficou totalmente imobilizada e devia estar assim há várias horas”, explicou Francisco Vaz.
Após o resgate, a égua conseguiu prosseguir, sozinha, pela floresta, apenas com algumas escoriações.
Alto Minho
Mulher suspeita de liderar rede de droga no Alto Minho fica em prisão preventiva
Único dos sete elementos detidos pela GNR que fica com medida mais gravosa
em

O Tribunal de Viana do Castelo decretou hoje a prisão preventiva para uma mulher e apresentações semanais para mais seis pessoas suspeitas de traficarem droga em três concelhos do Alto Minho, informou fonte da GNR.
Contactada pela agência Lusa, a fonte do Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo explicou que a medida de coação mais grave foi aplicada a uma mulher de 58 anos, considerada “a principal suspeita” neste caso de tráfico de droga, sendo que, “no dia da detenção, na terça-feira, tinha em sua posse a maior quantidade de produto estupefaciente”.
Na altura da detenção, os militares da GNR apreenderam 2.314 doses de vários estupefacientes e mais de 10 mil euros, após o cumprimento de 20 mandados de busca domiciliaria e oito buscas em veículos.
Apreendidas mais de duas mil doses de droga após 28 buscas em Viana, Caminha e Cerveira
Os outros seis envolvidos no processo, cinco homens e uma outra mulher, ficam obrigados a apresentações semanais no posto policial da sua área de residência.
Na quarta-feira, em comunicado, a GNR de Viana do Castelo informou que, além dos sete detidos, com idades entre os 24 e os 58 anos, foram ainda identificados mais oito homens.
A operação, que conduziu ao desmantelamento daquela rede que operava nos concelhos de Caminha, Vila Nova de Cerveira e Viana do Castelo, contou com “o reforço dos Comandos Territoriais do Porto e de Braga, da Unidade de Intervenção e da Polícia de Segurança Pública (PSP)”.
Segundo a GNR de Viana do Castelo, aquela operação resultou de “um processo por tráfico de estupefacientes, cuja investigação decorre há um ano”.
No decurso daquelas ações apreenderam 1.028 doses de cocaína, 1.054 de haxixe, 224 de canábis e oito de MDMA, bem como 10.675 euros e diverso material relacionado com o tráfico droga.
Alto Minho
Construções LEGO em exposição em Paredes de Coura
Os visitantes vão poder brincar e construir os seus próprios modelos
em

Uma ampla exposição composta por milhões de peças LEGO dão vida a centenas de construções originais dos mais variados temas, em exposição em Paredes de Coura.
Desde cidade, castelo, espaço, piratas, guerra das estrelas, mundo jurássico, technic, steampunk, assim como outras diversas construções gigantes completam mais um “Arte em Peças 2019 – LEGO Fan Event”, que a partir deste sábado, 14 dezembro, e até 03 de janeiro, dão outra cor e brilho à vila do Alto Minho.
Os visitantes de todas as idades que acorram ao centro cultural para mais esta iniciativa promovida pelo município de Paredes de Coura, em parceria com a Comunidade 0937, terão a oportunidade de participar em diversas atividades e criar as suas próprias construções brincando livremente com milhares de peças que estarão disponíveis numa área reservada à playzone, tudo para que possam desfrutar de grandes momentos de diversão.
“As coloridas peças de plástico e a magia associada ao ato de criar construções que só dependem da imaginação, atrairão, certamente, públicos de diferentes gerações e de proveniência nacional e estrangeira, com destaque para os vizinhos espanhóis da região da Galiza, em mais uma edição, a décima do Arte em Peças, e cuja entrada é gratuita”, garantem os representantes da autarquia.
O “Arte em Peças 2019 – LEGO Fan Event”, destaca a organização, é já uma “referência no mapa mundial para os fãs da LEGO”, organizado ininterruptamente desde 2010 pela Comunidade 0937 em conjunto com o município de Paredes de Coura.
Esta parceria não se limita ao “Arte em Peças”, já que ambas as entidades também organizam o “Paredes de Coura LEGO FAN WEEKEND”, evento LEGO de cariz internacional e que apenas também se realiza em Skærbæk (Dinamarca) e Köbe (Japão) e que no passado mês de junho recebeu mais de 250 participantes de 20 países diferentes.
Com caráter permanente, o município de Paredes de Coura possui a Caixa de Brinquedos, espaço onde as crianças podem brincar com peças LEGO e onde a Comunidade 0937 também organiza regularmente workshops, de inscrição gratuita, sobre o tema.
Ainda recentemente, o projeto Caixa de Brinquedos viajou até ao festival “Toutes Latitudes”, que decorreu no maior espaço de espetáculos da região de Bordéus, o multiusos “Rocher de Palmer”, e no qual também participaram representações de Espanha, Marrocos, Turquia, Estados Unidos da América e Senegal, numa manifestação de trocas e reencontros culturais.
EM FOCO
ÚLTIMAS
- Polícia e bombeiros resgatam mulher encarcerada em Braga
- Boris Johnson apontado como vencedor das eleições no Reino Unido com maioria absoluta
- SC Braga cabeça de série para os 16 avos da Liga Europa
- “Dos 12 grupos, somos a segunda equipa com mais pontos, e a que mais golos fez”
- FC Porto vence Feyenoord e apura-se para os 16 avos da Liga Europa
Vamos Ajudar?
Reportagens da Semana


Presépio particular com mais de duas mil figuras é atração natalícia em Vila Verde
Quintal da Elisa é um mega-presépio


Em Braga, o Natal é para todos, sobretudo para as famílias
"Braga é Natal"


Simulador quer ajudar a diminuir atropelamentos em Braga e Guimarães
Chancela do Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho