Quando no final de outubro a família de Maria Villalobos e Ricardo Marques disse ‘adeus’ à Venezuela para ‘assentar’ arraiais em Fraião, na cidade de Braga, estava longe de imaginar que a pequena Mariana, que estava para nascer, iria ser o primeiro parto do ano em todo o Minho.
Em busca de um futuro mais seguro para os filhos, face a muita instabilidade política e insegurança nas ruas de San Cristóbal, onde residiam, a advogada venezuelana Maria Villalobos e o empresário português Ricardo Marques, que explorava uma padaria, resolveram cumprir o resto da caminhada da vida em solo lusitano.
Em conversa com O MINHO, a advogada e mãe de Mariana Marques, bebé do ano no Hospital de Braga, explica que a principal diferença entre este parto e os outros dois (tem uma menina de dez anos e um menino de sete), foi mesmo ter sido realizado em Portugal.
Mariana nasceu às 04:33 e foi o primeiro bebé de 2021 no Hospital de Braga
“Não há muitas diferenças em nível da maternidade, os profissionais e o equipamento eram muito bons aqui em Braga, como na Venezuela”, assegurou a parturiente, sem discriminar nenhum dos países. Afirmou mesmo que “melhor seria impossível”.
“Mas há diferença neste parto, achamos que a menina nasceu abençoada por ser a primeira no distrito em 2021, e fiquei muito contente com os serviços prestados, até porque foi uma surpresa, não era para ter nascido já”, acrescentou.
E Mariana tem-se portado bem, segundo conta a mãe: “As noites são mais difíceis mas durante o dia é muito sossegada”, sublinha Maria Villalobos.
250 euros em produtos para bebé no Continente
O MINHO foi contactado pelo grupo SONAE para fazer uma entrega aos pais do primeiro bebé do ano no distrito de Braga, desafio que foi aceite.
Esta terça-feira, a nossa reportagem esteve em casa dos pais para entregar o cheque simbólico de 250 euros a serem revertidos em produtos para bebé nas lojas Continente, algo que deixou Maria Villalobos surpreendida e agradecida.
“Esta ajuda vai dar jeito, é sempre uma ajuda e isso é muito bom”, comentou acerca da oferta promovida pelo Continente e por O MINHO.
Em jeito final, Maria Villalobos deixa um conselho a todos os que são pais pela primeira vez em 2021: “Muita paciência, muita dedicação, muito cuidado e, sobretudo, muito amor para os meninos. É o que eles precisam”.