Comunidade em Celorico de Basto celebrou nascimento do padre Albino

Em Codeçoso
Foto: DR

No domingo, 22 de setembro, data que marca o nascimento do Servo de Deus português padre Albino Alves da Cunha e Silva, a Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus celebrou a Eucaristia na terra natal do religioso, a aldeia de Codeçoso, no município de Celorico de Basto.

O momento de oração reuniu fiéis e membros da comunidade local para homenagear a vida e a obra do sacerdote apóstolo da caridade.

Nascido em 1882, no último dia de verão daquele ano, padre Albino cresceu num ambiente profundamente religioso, recebendo uma sólida formação moral e espiritual dos seus pais. Desde muito jovem, demonstrou um grande desejo de ajudar o próximo, dedicando a sua vida a amenizar o sofrimento de pobres e doentes. Aos 16 anos, decidiu seguir a vocação sacerdotal, apesar da oposição inicial do seu pai, e entrou no seminário da Arquidiocese de Braga.

Após sua ordenação em 1905, padre Albino viveu tempos difíceis com a Revolução da República em 1910, sendo forçado a fugir para a Espanha e, posteriormente, embarcar rumo ao Brasil. No país, destacou-se por sua imensa dedicação à caridade, especialmente na cidade de Catanduva, São Paulo, onde fundou a Igreja Matriz, a Santa Casa de Misericórdia, e diversas outras instituições beneficentes que impactam até hoje a vida de milhares de pessoas.

A celebração do nascimento é um reconhecimento da vida de padre Albino, que se tornou um símbolo de amor ao próximo e fé inabalável. O seu legado continua vivo tanto em Portugal quanto no Brasil, onde as suas obras ainda são reverenciadas. O sacerdote faleceu em 19 de setembro de 1973 Entretanto, o padre Albino permanece na memória de todos como um exemplo de devoção e caridade cristã.

Artigo de Jonas Vieira.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x