Seguir o O MINHO

Barcelos

Comunidade cigana em Barcelos com oito casos positivos

Covid-19

em

Foto: DR

Os resultados dos testes de despistagem à covid-19 realizados na comunidade cigana da Lagoa Negra, na freguesia de Barqueiros, em Barcelos, revelaram apenas oito casos positivos, apurou O MINHO.

Recorde-se que tinham sido cerca de 50 as pessoas que, como o nosso jornal noticiou em primeira mão, foram testadas na passada quinta-feira, após ter sido detetado um caso positivo que levou ao isolamento profilático da comunidade.

As pessoas que acusaram positivo no teste à covid-19 mantêm-se na comunidade, mas afastadas das que deram negativo.

Ao que O MINHO apurou, as medidas de proteção e isolamento têm sido cumpridas.

Entretanto, na segunda-feira serão feitos testes de despistagem à covid-19 numa comunidade vizinha, com a qual poderá ter havido contacto.

Desde que surgiu o caso positivo na comunidade da Lagoa Negra, a situação tem sido acompanhada de perto pelas autoridades de saúde locais, câmara e forças de segurança.

Barcelos tem 278 casos confirmados de covid-19, segundo o último boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.
Portugal contabiliza 1.135 mortos associados à covid-19 em 27.581 casos confirmados de infeção.

Relativamente ao dia anterior, há mais nove mortos (+0,8%) e mais 175 casos de infeção (+0,6%).

Das pessoas infetadas, 797 estão hospitalizadas, das quais 112 em unidades de cuidados intensivos, e o número de casos recuperados passou de 2.499 para 2.549.

Portugal entrou dia 03 de maio em situação de calamidade, depois de três períodos consecutivos em estado de emergência desde 19 de março.

Esta nova fase de combate à covid-19 prevê o confinamento obrigatório para pessoas doentes e em vigilância ativa, o dever geral de recolhimento domiciliário e o uso obrigatório de máscaras ou viseiras em transportes públicos, serviços de atendimento ao público, escolas e estabelecimentos comerciais.

Populares