Os Bombeiros de Arcos de Valdevez deixaram esta noite um alerta à população local devido à avaria de três veículos de combate a incêndios, situação que compromete a ação dos operacionais no terreno.
A corporação lembra que, neste momento, Arcos de Valdevez é o concelho com mais incêndios no país, e que “a capacidade de intervenção dos bombeiros arcuenses em incêndios florestais está seriamente comprometida devido à avaria de três viaturas ligeiras operacionais”.
“Tal deve-se ao enorme desgaste a que este tipo de viaturas, que contam uns largos anos, têm estado sujeitas, o que, irremediavelmente, compromete a nossa operacionalidade”, refere a corporação em comunicado.
Os bombeiros apontam ainda “a falta de limpeza na rede viária florestal” como um entrave à “circulação e ação com viaturas pesadas”.
“Alertamos que esta situação compromete gravemente a nossa missão e que poderão assim surgir consequências nefastas para aqueles que possam vir a necessitar da nossa ajuda ou socorro”, avisam os bombeiros.
“Estamos a recompor todas as anomalias e avarias sofridas o mais rapidamente possível, todavia, as soluções adequadas ainda vão demorar uns dias. Precisamos do apoio e da compreensão de todos neste momento. Agradecemos publicamente às associações e corpos de bombeiros todo o apoio que têm prestado na defesa do nosso território e população”, conclui o mesmo comunicado.
Em declarações aos jornalistas, Filipe Guimarães, comandante dos Bombeiros de Arcos de Valdevez, diz que a “enorme recorrência de incêndios florestais” que o concelho está a sofrer “tem duas palavras: terrorismo puro”.