Seguir o O MINHO

Conteúdo Patrocinado

Como limpar o frigorífico sem danificar o ambiente

Dicas

em

Foto: DR / Arquivo

Manter o frigorífico limpo é uma das tarefas mais importantes de casa. Isto porque esta limpeza garante que tudo é seguro para ser consumido e prolonga não só a qualidade do mesmo, mas também a vida útil do seu dispositivo.

Já se sabe que alimentos e panelas sem capuz, líquidos que derramam, alimentos que continuam a ser armazenados mesmo fora da vida útil, criam um ambiente perfeito para a proliferação de fungos e bactérias, colocando a sua saúde em risco, e ainda causa mau cheiro no seu frigorífico. O risco pode ser ainda maior em alguns alimentos.

No entanto, não faz sentido limpar o frigorífico na frequência correta se tal não for feito corretamente e sem causar danos ao ambiente. Por isso, durante a limpeza, é importante utilizar produtos que não sejam tóxicos ou abrasivos. Produtos de limpeza como este podem contaminar os alimentos e ainda libertar um cheiro forte que pode ficar absorvido pelo aparelho, contaminando todos os que o usam.

Limpar o frigorífico da maneira certa não é muito laborioso, mas pode ser um trabalho um pouco demorado. Abaixo, um pequeno passo a passo para te ajudar a otimizar esta tarefa.

Preparar o limpador

Uma opção para limpar o frigorífico sem poluir e contaminar os alimentos, é preparar o limpador que será utilizado. Poderosa, a mistura de bicarbonato de sódio com vinagre é capaz de limpar toda a sujidade, mesmo que sejam produtos naturais.

Esta mistura é válida por um máximo de seis meses se a guardar à sombra e muito bem fechada. O vinagre também é um ótimo aliado para remover a sujidade que se cola ao fundo da panela. Ferver um pouco de água e vinagre.

Produtos industrializados devem ser evitados. Embora as opções de produtos prontos sejam muitas, a utilização destes pode libertar compostos e substâncias que podem contaminar os alimentos. Além do risco de intoxicação, o cheiro dos produtos também pode ser absorvido por alguns dias.

Bicarbonato pode ajudar a resolver isto. Colocar um pouco num prato pequeno e raso no frigorífico. Mudar de dois em dois meses e o problema será resolvido). É uma solução barata, absorve odores e humidade, não é tóxica e praticamente não gera desperdício.

Aproveitar este momento de limpeza para verificar se tudo está a funcionar corretamente com o electrodoméstico. Certificar que as borrachas estão a vedar bem a porta, se não há fugas ou ruídos estranhos no frigorífico.

Caso o dispositivo não esteja a trabalhar bem, é possível utilizar serviços como o da equipa da ReparaçãoSegura, que serve em todo o país e resolve o problema em 48 horas.

Populares