Seguir o O MINHO

Braga

Comissão apela à criação de Museu António Variações em 2020

Comissão Promotora de Homenagem a António Variações

em

António com a mãe, Deolinda de Jesus. Foto: DR

A Comissão Promotora de Homenagem a António Variações, criada em outubro de 2018 e que encerraria a sua missão este mês, vai prolongar os seus trabalhos até dezembro de 2020, anunciou, esta terça-feira, aquela estrutura.

Com um roteiro literário-musical em curso sobre o cantor e poeta nascido em Fiscal, concelho de Amares, aquela comissão prepara ainda uma possível concretização de um Museu António Variações, pedindo, para esse efeito, uma fase de “estreitamento de relações” entre familiares do cantor, as autarquias e as empresas da região.

Está ainda em curso a “argumentação” de uma proposta, a ser apresentada à Câmara de Braga, de nomear uma rua através do poeta, naquele concelho. Querem ainda agendar, com o Presidente da República, uma audiência para pedir a atribuição de ordem honorífica ao amarense.

Preparam, também, através de das duas bandas integrantes da comissão, partituras de músicas de António Variações.

“A imprensa nacional e internacional tem demonstrado interesse em publicar o conteúdo das propostas de condecoração ao cantor, enviadas para o senhor Presidente da República e [para] a Câmara de Amares”, explica a comissão, em comunicado.

“Algumas universidades estão também disponíveis para colaborar no estudo e divulgação da vida e obra, sempre em articulação com a família”, acrescenta a mesma nota.

Atualmente, esta comissão é formada pelos docentes Cândida Ramoa, Carlos Dobreira, Fabíola Lopes, Etelvina Sá e Paulo Almeida, o músico e ex-guitarrista dos Heróis do Mar, Paulo Pedro Gonçalves, a artista plástica Rueffa, a fadista Diana Mendes (radicada nos EUA), assim como a Banda Filarmónica de Santa Maria de Bouro (Amares), a Banda Cabeceirense (Cabeceiras de Basto) e a Banda Academia de Santa Cecília (Vila de São Romão – Serra da Estrela).

Anúncio

Braga

Bombeiros e Proteção Civil desobstruem via após derrocada em Braga

Nó de Infias

em

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Uma equipa dos Bombeiros Sapadores de Braga, com apoio dos serviços da Proteção Civil da câmara local, ainda procedem, pelas 12:30, à desobstrução de um dos acessos à variante de Braga, no conhecido nó de Infias, sentido Infías-Hospital de Braga.

A derrocada ocorreu pouco depois das 09:30 desta manhã de domingo, surpreendendo automobilistas que circulavam naquele nó. Não há feridos.

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

A chuva forte e persistente que se tem abatido durante a manhã, não só em Braga, mas um pouco por todo o Minho, tem levado a várias intervenções das autoridades, nomeadamente nos concelhos de Braga, Esposende, Póvoa de Lanhoso e Famalicão.

Atenção, Braga: Derrocada corta um dos acessos à variante no nó de Infias

Em Lamaçães, cidade de Braga, a chuva forte e um alegado entupimento dos colectores de águas pluviais levou a que uma viatura ficasse retida nas águas, levando à intervenção dos Bombeiros Sapadores de Braga.

Família resgatada de carro em estrada atingida por cheias em Braga

O distrito de Braga encontra-se sob aviso amarelo do IPMA até às 15:00 horas deste domingo.

 

Continuar a ler

Braga

Família resgatada de carro em estrada atingida por cheias em Braga

Em Lamaçães

em

Foto: Carlos Costa

Uma família foi resgatada de uma viatura automóvel, esta manhã de domingo, depois de ter ficado parcialmente submersa numa estrada, em Lamaçães, cidade de Braga, disse a O MINHO fonte dos bombeiros.

Foto: Carlos Costa

A ocorrência deu-se na Avenida António Palha, junto ao novo edifício da Mercadona, levando a que vários populares captassem imagens de diversos carros que iam sofrendo para avançar.

Foto: Carlos Costa

No local estiveram os Bombeiros Sapadores de Braga, conseguindo deslocar a viatura para fora da área inundada e retirar as vítimas.

Não há feridos a registar, disse a mesma fonte.

Foto: João Cerqueira

Depois de resgatada a família, os bombeiros sapadores, com apoio da PSP de Braga, procederam à desobstrução dos coletores de águas pluviais, principal causa da inundação registada.Foto: Telma Silva

Foto: Telma Silva

Foto: Telma Silva

A forte chuva que se tem feito sentir durante a noite e manhã deste domingo não tem dado tréguas na cidade existindo vários pedidos de ajuda para com os bombeiros.

Continuar a ler

Braga

Atenção, Braga: Derrocada corta um dos acessos à variante no nó de Infias

Deslizamento de terra

em

Foto: Vera Rocha

Uma derrocada, ao início da manhã deste domingo, levou ao corte de um dos acessos do Nó de Infias, que dá acesso à variante no sentido Infias-Hospital/Braga Parque, disse a O MINHO fonte dos bombeiros.

Sem feridos, a situação levou ao corte daquele acesso levando a que os automobilistas sigam por outras direções.

A mesma fonte indicou que os Bombeiros Sapadores de Braga já se encontram no local para limpeza de via, pelas 11:00.

Continuar a ler

Populares