Arquivo

Comissão de Vencimentos da TAP ouvida hoje pelos deputados

Política
Comissão de vencimentos da tap ouvida hoje pelos deputados
Foto: O MINHO / Arquivo

O presidente da Comissão de Vencimentos da TAP vai ser hoje ouvido na comissão de inquérito à companhia aérea, para explicar a indemnização de meio milhão de euros à ex-administradora Alexandra Reis.

Tiago Aires Mateus é a sétima personalidade ouvida pela comissão parlamentar de inquérito à tutela política da gestão da TAP, constituída por iniciativa do Bloco de Esquerda, na sequência da polémica indemnização de meio milhão de euros à ex-administradora Alexandra Reis, que já fez ‘cair’ um ministro, dois secretários de Estado, uma presidente executiva (CEO) e um ‘chairman’ (presidente do Conselho de Administração).

O presidente da Comissão de Vencimentos deverá também ser questionado sobre o bónus a que a ex-CEO, Christine Ourmières-Widener, teria direito caso cumprisse os objetivos do plano de reestruturação e que, segundo o Jornal Económico, poderia chegar aos três milhões de euros.

Deverá também ser pedido a Tiago Aires Mateus que explique por que não foram assinados os contratos de gestão entre os administradores da TAP e o Estado, que é uma condição para que os bónus sejam pagos.

No início de fevereiro, o ministro das Infraestruturas, João Galamba, garantiu, em declarações aos jornalistas, em Castelo Branco, que “o Estado é pessoa de bem” e vai cumprir o que foi acordado relativamente ao bónus da presidente da TAP, se o processo de reestruturação da companhia for bem sucedido.

No entanto, em 06 de março, Galamba e o ministro das Finanças, Fernando Medina, anunciaram a exoneração por justa causa de Ourmières-Widener e do presidente do Conselho de Administração, Manuel Beja.

Em 21 de março, com os presidentes ainda em funções, a TAP reportou um lucro de 65,6 milhões de euros em 2022, sendo que o plano previa que a TAP tivesse prejuízos ainda em 2022 e só voltasse a ter lucros em 2025.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Ponte de lima de luto pela morte de francisco abreu lima, antigo presidente da câmara

Ponte de Lima de luto pela morte de Francisco Abreu Lima, antigo presidente da Câmara

Próximo Artigo
Ps completa 50 anos de existência dos quais em metade esteve no governo

PS completa 50 anos de existência dos quais em metade esteve no Governo

Artigos Relacionados