Seguir o O MINHO

Barcelos

Comissão de praxe em Barcelos põe caloiros a angariar fundos para voluntariado em África

Conselho de Veteranos do IPCA associou-se à ONGD SOPRO.

em

Foto: Facebook de Conselho de Veteranos do IPCA

Os caloiros do Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA), em Barcelos, promoveram diversas ações de solidariedade em favor da SOPRO – Solidariedade e Promoção, Organização Não Governamental para o Desenolvimento (ONGD). A ideia partiu da comissão de praxe Politécnico, que lançou o desafio à ONGD, que promove um Programa de Voluntariado Internacional, com o trabalho realizado em Moçambique, na cidade da Beira, nas quatro missões católicas do interior da província de Sofala em ESMABAMA – Estaquinha, Mangunde, Barada e Machanga e em Lichinga na Província de Niassa.

Foto: Facebook de Conselho de Veteranos do IPCA

Foto: Facebook de Conselho de Veteranos do IPCA

Foto: Facebook de Conselho de Veteranos do IPCA

Os praxados foram divididos em dois grupos diferentes, em ações de voluntariado a favor da SOPRO, que decorram no passado dia 18 de outubro. Sessenta estudantes foram para a Feira Semanal de Barcelos vender artigos solidários, os outros 30 jovens participaram no projeto Banco de Material Escolar.

“A SOPRO – Solidariedade e Promoção, foi fundada em 1996, por um grupo de jovens alunos voluntários do Colégio La Salle, tendo a sua sede no colégio em Barcelinhos. A SOPRO é reconhecida como uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) com o Estatuto de Entidade de Utilidade Pública, Sem Fins Lucrativos, pelo Instituto Camões IP que está sob a jurisdição do Ministério dos Negócios Estrangeiros”, pode ler-se no site da ONGD.

Anúncio

Barcelos

Detido suspeito de furtos em máquinas de tabaco em Barcelos

Pela GNR

em

Foto: DR / Arquivo

A GNR deteve hoje, em Barcelos um homem de 44 anos suspeito de furtos em estabelecimentos de restauração e bebidas, sendo os alvos as máquinas de tabaco, anunciou aquela força.

Em comunicado, a GNR refere que a detenção ocorreu na sequência de uma investigação que decorria há dois meses.

“Os militares apuraram que, através do arrombamento de uma porta ou janela, o indivíduo introduzia-se nos estabelecimentos e, com o auxílio de um berbequim elétrico, abria a máquina de tabaco”, acrescenta.

O suspeito foi detido em flagrante delito, tendo ainda sido efetuada uma busca ao veículo que utilizava para se deslocar.

A operação resultou na apreensão de 220 maços de tabaco, uma faca, um berbequim elétrico com uma broca e outras ferramentas utilizadas nos furtos, além de 98 euros.

O detido, com antecedentes criminais pelo mesmo tipo de crime, vai ser presente hoje no Tribunal Judicial de Barcelos.

Continuar a ler

Barcelos

“Here you go”: Barcelenses Sensible Soccers no cartaz do festival holandês Eurosonic

Escolha foi feita pela rádio portuguesa Antena 3

em

Foto: Facebook de ESNS (2013)

Os barcelenses Sensible Soccers vão atuar em janeiro no festival Eurosonic Noorderslag, em Groningen, na Holanda, foi anunciado, na terça-feira.

A organização anunciou, no ‘site’ oficial, as primeiras 33 bandas e artistas do cartaz, escolhidas por várias rádios nacionais europeias. Em Portugal, a escolha cabe à Antena 3. Além disso, foi anunciada a presença de quatro artistas e bandas da Suíça, o país em foco na edição de 2020.

OS Sensible Soccers, de Barcelos, editaram em março deste ano o terceiro álbum, “Aurora”. Em edição de autor com o apoio da GDA, “Aurora” foi gravado em residência na Casa do Soto, em Arouca.

Os Sensible Soccers, cuja discografia inclui ainda “8” e “Villa Soledade”, são Hugo Gomes (teclados), Manuel Justo (teclados e sintetizador) e André Simão (baixo e ‘drumpads’).

Continuar a ler

Barcelos

Prisão preventiva para homem que roubou dois anéis de ouro a idosa em Barcelos

Foram detidas outras duas mulheres e identificada uma criança de 10 anos

em

Foto: Ilustrativa / DR

Um juiz de instrução criminal no Tribunal de Guimarães aplicou prisão preventiva a um homem de 58 anos detido na segunda-feira por roubo de dois anéis de ouro a uma idosa em Barcelos, anunciou hoje a GNR.

Em comunicado, a GNR acrescenta que o juiz aplicou apresentações diárias no posto policial da sua área de residência a duas mulheres, de 40 e 18 anos, também detidas pelo mesmo crime.

No processo, a GNR identificou um menor de 10 anos que acompanhava os suspeitos e que foi entregue a um familiar, tendo os factos sido comunicados à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Maia.

A GNR recuperou os dois anéis de ouro que tinham sido roubados à idosa, de 82 anos, bem como apreendeu 210 euros, uma nota de penhora no valor de 385 euros e um veículo.

Continuar a ler

Populares