Seguir o O MINHO

Braga

Comércio de Braga espera volume de negócios de 250 milhões durante o Natal

Números da Associação Empresarial de Braga

em

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

O comércio de Braga deverá atingir, este mês, um volume de negócios de cerca de 250 milhões de euros, um crescimento de 20% em relação ao mês homólogo de 2021, disse hoje fonte associativa.

Em declarações à Lusa, o diretor-geral da Associação Empresarial de Braga (AEB), Rui Marques, disse ainda que a ocupação hoteleira na cidade rondará os 60% ao longo do mês e ficará “muito próxima dos 100%” na passagem de ano.

“Apesar da subida da inflação e do aumento das taxas de juro, as nossas expectativas são francamente positivas e perspetivamos um volume de negócios na ordem dos 250 milhões de euros”, referiu.

Para Rui Marques, a animação de natal programada para a cidade, com atividades em praticamente todos os dias, dá “um forte contributo” para a dinamização económica da cidade.

“Braga já é, por excelência, um destino de compras, uma capital do comércio, mas sem dúvida que a animação programada vem reforçar, em muito, esta atratividade”, sublinhou.

Segundo o responsável, uma ronda feita no final da semana passada pelas principais unidades hoteleiras deixou indicadores igualmente “muito positivo” para o setor.

“A taxa de ocupação para o mês de dezembro todo andará pelos 60 por cento, mas para a passagem do ano, face às reservas que já existem, a ocupação andará muito próxima dos 100 por cento”, referiu.

A programação de Natal para a cidade de Braga conta, este ano, com mais de 200 atividades, entre as quais um concerto por Tony Carreira, na noite de passagem de ano.

Sob a capa “Braga é Natal”, a programação começou a 01 de dezembro e estende-se até 13 de janeiro, com atividades espalhadas por diversos espaços da cidade e com a participação de mais de uma centena de entidades e associações culturais.

As novidades deste ano são o Mercado de Natal, que decorre até 24 de dezembro, e um “conjunto alargado” de eventos e espetáculos no Altice Forum Braga, recinto que acolhe, pela primeira vez, um parque de diversões com pista de gelo, carrosséis e carrinhos de choque, o circo de Natal, musicais para os mais novos e concertos para os mais velhos.

Há ainda um Mercado de Natal, com cerca de 20 expositores.

O programa inclui também o Bolo-Rei Gigante, que se realiza a 17 de dezembro em parceria com a Associação Empresarial de Braga, a Parada de Natal, que sairá às ruas na tarde do dia 18, e o Bananeiro da Pequenada, que terá lugar na véspera de Natal, na Praça Municipal.

O desporto também faz parte da programação, com a realização da Corrida de S. Silvestre, agendada para 30 de dezembro.

Numa parceria com a Sinfonietta de Braga, estão agendados cinco concertos de Natal, no Salão Medieval da Universidade do Minho com entrada livre.

A programação inclui também o Festival Authentica, o Circo de Natal, concertos e bailados.

A programação do “Braga é Natal” estende-se até janeiro, com o Concerto de Ano Novo, pela Orquestra Filarmónica de Braga, no dia 07, e com o XXXV Encontro de Grupos de Reis, no dia 08.

Na iluminação de natal, o município investiu 150 mil euros, um valor idêntico ao de 2021.

Populares