O festival gastronómico “Novos Sabores da Lampreia” está de regresso, entre 03 e 05 de março, à comunidade de pescadores de São Pedro da Torre, em Valença.
De acordo com a autarquia, este é o “ponto de encontro de sabores e apreciadores”, um “festival para comer e deliciar-se com a lampreia do rio Minho, com tradição e inovação”.
Arroz de lampreia, lampreia à bordalesa, lampreia recheada, lampreia assada no forno, lampreia seca, tosta com escabeche de lampreia, empanada de lampreia, chamuça de lampreia estufada e ravioli de lampreia são as variedades que serão possíveis apreciar neste festival.
Pescada nas águas do rio Minho, ao longo dos tempos, ganhou “fama, tradição e tantas formas de a confecionar e saborear”. Este festival é um “repositório desses saberes seculares de muitas gerações de pescadores e cozinheiros de São Pedro da Torre que aqui apresentam estas verdadeiras iguarias”.
A edição deste ano é um regresso aguardado com grande expectativa após uma paragem forçada devido à crise pandémica desde 2019.
O festival gastronómico vai decorrer entre duas tendas, uma para a restauração, com capacidade para aproximadamente 400 pessoas, e outra com fins multiusos, incluindo lazer e artesanato.
O festival é uma iniciativa da Associação Sabores do rio Minho e da Comissão de Festas de São Pedro da Torre em parceria com a Câmara Municipal de Valença e a Junta de Freguesia de São Pedro da Torre, sendo financiado pelo programa PROMAR 2020.
Está integrado na programação de Valença da iniciativa Lampreia do rio Minho – Um Prato de Excelência, da ADRIMINHO – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho.