Seguir o O MINHO

Comer Bem

Comer lampreia em Esposende

De 18 de fevereiro a 05 de março

em

Foto: DR / Arquivo

Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Esposende vai promover a iniciativa “Lampreia & Companhia”. O evento gastronómico vai decorrer entre 18 de fevereiro e 05 de março e conta com a adesão de 19 restaurantes do concelho, que apresentarão à mesa variadas sugestões de pratos confecionados com este sazonal ciclóstomo.

“Do ponto de vista económico e turístico, a pesca da lampreia reveste-se de grande importância para a classe piscatória do concelho”, salienta a Câmara em comunicado.

“Os pratos mais tradicionais em Esposende são o Arroz de Lampreia e a Lampreia à Bordalesa, surgindo ultimamente a lampreia assada no forno e em feijoada, sempre com o acompanhamento de um vinho verde tinto que, pelas suas características, proporciona uma perfeita harmonia. Contudo, independentemente das receitas, o segredo de uma boa lampreia está na sua confeção, sendo o amanhar o ciclóstomo uma etapa importantíssima”, acrescenta.

Entre várias outras referências gastronómicas a este ciclóstomo, nas “Viagens Gastronómicas”, do escritor esposendense Manuel de Boaventura (1885-1973), há alusão a pratos e iguarias que eram muito apreciadas na época pelo escritor, onde se inclui “Lampreia de ensopado com especiarias da índia”.

Aderem a esta edição os restaurantes Tiro no Prato, D. Quina, Camelo, Pedrinhas Praia, A Salgueira, Água Pé, Casa Salé, O Buraco, Salitra, D. Sebastião, Foz do Cávado, Tio Pepe, Mananita, Sra. Peliteiro, Cantinho dos Lírios, Rita Fangueira, Três Arcos, Zé dos Leitões e Bomfim.

A iniciativa “Lampreia & Companhia” antecede o evento gastronómico “Março com Sabores do Mar” que, durante todo o próximo mês, promove os pratos de peixe e mariscos da restauração esposendense, bem como a doçaria e panificação produzidas no concelho, dando também destaque a outros produtos locais, associados ao projeto ESlocal.

Populares