Comer arroz de cabidela e pudim abade de Priscos em Vila Verde

Em cerca de duas dezenas de restaurantes e pastelarias
Comer arroz de cabidela e pudim abade de priscos em vila verde
Foto: DR / Arquivo

O arroz “pica no chão” e o pudim abade de Priscos são algumas as iguarias que vão estar em destaque, no sábado e domingo, em Vila Verde.

As iniciativa “Vila Verde, Capital do Pica No Chão” e a “10.ª Mostra de Doces e Sabores da Nossa Terra” marcam o encerramento da programação de “Na Rota das Colheitas”, que, “ao longo dos últimos quatro meses, percorreu o concelho com eventos ligados à agricultura e à vida do mundo rural”, explica a Câmara em comunicado.

Uma dezena de restaurantes e várias pastelarias de diferentes pontos do concelho participam na iniciativa, integrada também no roteiro dos “Fins de Semana Gastronómicos”, da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte.

O “pica No chão”, acompanhado pelos vinhos verdes da região e com o pudim abade de Priscos à sobremesa, será disponibilizado nos restaurantes Alívio, Martinho e Varandas do Lima (Soutelo), Arroz de Feijão e Manjar do Mar (Vila de Prado), A Toca do Lobo (Aboim da Nóbrega), Torres (Ponte S. Vicente), Palácio, Sevilhana e Vila Luena (Vila Verde).

Entre as pastelarias da “Mostra de Doces e Sabores da Nossa Terra” estão a Bábá (Loureira), Chocolate com Pimenta, Da Vila, Espaço Chafariz, Letícia, Luena, Vilaverdense e Misericórdia (Vila Verde).

A programação conta também com um magusto típico, que “serve de pretexto para uma festa popular”. Decorre no sábado, na freguesia de Aboim da Nóbrega, junto à igreja matriz, envolvendo a junta de freguesia e as instituições locais.

“Para conhecer as paisagens e património natural”, o programa lança o desafio para uma caminhada no sábado de manhã, pelo Trilho da Nóbrega, com concentração a partir das 08:30, no Parque de Campismo e Caravanismo de Aboim.

Está ainda a decorrer a Bienal Internacional de Arte Jovem, cujas exposições podem ser visitadas na vila.

A presidente da Câmara, Júlia Rodrigues Fernandes, destaca a diversidade das propostas para “um fim de semana extremamente rico e de valorização do extraordinário património e das potencialidades do concelho, enquanto território de excelência”.

“Juntamos a gastronomia, o património, as paisagens e recursos naturais, a cultura, o artesanato, as tradições e costumes das nossas comunidades, mobilizando as instituições locais e promovendo as marcas da nossa identidade”, aponta a autarca, assumindo o concelho como destino turístico único e que se distingue como “terra de mil e um encantos”.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Aprovada proposta de alteração do ps que permite nova atualização das pensões

Aprovada proposta de alteração do PS que permite nova atualização das pensões

Próximo Artigo
Tragédia em esposende. Câmara desconhecia qualquer alerta sobre risco de derrocada

Tragédia em Esposende. Câmara desconhecia qualquer alerta sobre risco de derrocada

Artigos Relacionados