Seguir o O MINHO

Alto Minho

Comemoração dos 500 anos do Foral de Valdevez continua

em

O Município de Arcos de Valdevez vai apresentar mais um momento da programação da Comemoração dos 500 anos do Foral de Valdevez com a apresentação do livro “Arcos de Valdevez: A Terra e o Foral Manuelino – texto e contextos”, da autoria de Paula Pinto Costa e António Matos Reis, esta sexta-feira, pelas 21h30, no Auditório da Casa das Artes concelhia.

A publicação inclui, de acordo com nota informativa enviada pelo Município, um vasto e pormenorizado estudo sobre este importante documento quinhentista, sobre a época e sobre a ampla reforma administrativa levada a cabo pelo rei D. Manuel I, numa abordagem de grande vigor científico e de enorme interesse para a história arcuenses.

O volume, que supera as 300 páginas, inclui igualmente a reprodução do original do Foral de Valdevez, neste caso em duas versões, a existente na Torre do Tombo, normalmente usada neste tipo de estudos, e uma outra, até agora desconhecida, e que corresponde a um dos três originais produzidos em 1515, neste caso o exemplar entregue pelo rei ao concelho de Valdevez.

Populares