Frederico Serrão, um dos co-fundadores da Brands Leaders, recorda quando a empresa abriu a primeira loja de venda de material desportivo e casual na Praça do Comércio, em Amares, no já distante ano de 1997. O sucesso inicial foi bastante, permitindo a abertura de uma segunda loja, em Vila Verde. E uma terceira, em Arcos de Valdevez. Em pouco tempo, atraiu as principais marcas mundiais do ramo, como Reebok, Nike, Adidas ou Puma, e a Brands Leaders foi-se afirmando com lojas de venda multimarca, como a Planeta D. Agora, prepara-se para abrir mais 30 lojas em todo o país, todas elas de grande dimensão, após assinatura de uma parceria com um antigo concorrente espanhol. O investimento ascende a 8 milhões de euros nos próximos três anos.
A parceria realizou-se com a empresa espanhola Base Detailsport, para a abertura de 30 lojas da marca espanhola que serão geridas pelo grupo amarense, com o apoio das principais marcas mundiais de roupa desportiva e casual. Em declarações a O MINHO, Frederico Serrão, atual CEO da Brands Leaders, salienta que uma das principais vantagens desta parceria é união de forças dos dois grupos, bem como o apoio das principais marcas em termos de assortment produto, ou seja, conseguir obter artigos mais selecionados e exclusivos, pelos quais há maior procura no mercado, mas sem resposta na oferta, pelo menos nas lojas portuguesas.
Ambos os grupos – português e espanhol – vendem todo o tipo de marcas de roupa desportiva, mas o grupo catalão tem um projeto de internacionalização que será proveitoso para o grupo amarense. “E ambos, com apoio das marcas principais, optamos por nos juntar e em vez de trabalharmos marcas diferentes”, disse o CEO.
Fundada em 1997, a Brands Leaders emprega atualmente entre 100 a 110 colaboradores, possuindo as lojas multimarca Planeta D, e atuando ainda no sector da distribuição e agenciamento de várias marcas no mercado Português e Espanhol. Com a nova parceira, serão cerca de 30 novas lojas que vão surgir sob o nome “Base”, a juntar às restantes lojas da Brands Leaders.
“As lojas que vamos abrir desse setor, vão-se chamar Base, nas quais incluímos algumas das existentes, que vão ter um upgrade para Base, em vez de se manterem as atuais Planeta D. As principais, e que cumprem os critérios, vamos migrar para a marca espanhola. Há outras lojas, que por serem de dimensão reduzida, ou estarem em mercados com baixa densidade populacional, não podem migrar, e vão manter-se como estão”, adiantou o empresário.
Frederico considera também ser “muito importante” para a economia portuguesa este tipo de parcerias, porque limita a entrada direta de empresas estrangeiras, que passavam a ser concorrentes das empresas portuguesas. “Assim, para nós portugueses – e para a empresa – é uma mais valia, até porque continuámos a ser nós a liderar o nosso projeto”, acrescentou.
“A nossa marca vai continuar existir em Portugal e vai ser gerida por portugueses, com os mesmos portugueses nos empregos, ou seja, tudo se mantém favorável à nossa economia”, concluiu.
A Brands Leaders faturou 13,8 milhões no ano de 2021.