Mariana Afonso, piloto de Viana do Castelo que é a atual vice-campeã nacional de enduro, vai abrir a época no domingo, com prova na vila de Góis, distrito de Coimbra.
A estudante de Engenharia Mecânica no Instituto Politécnico de Viana do Castelo esteve em dúvida para alinhar neste início de temporada, no entanto em “tempo record e com o apoio da Afonso Motos e de todos os patrocinadores”, conseguiu reunir condições para a temporada que se avizinha.
Vai participar na ronda de abertura do Campeonato Nacional de Enduro, onde vai lutar, mais um ano, por conquistar o título.
“O primeiro desafio de 2025 estará a cargo da experiente Góis Moto Clube e promete muitas dificuldades, devido às baixas temperaturas que se têm feito sentir na região”, refere a nota de Mariana Afonso, enviado a O MINHO.
Problema de saúde colocou em causa arranque
Apesar de uma pré-época curta, Mariana está motivada: “Foram, sem dúvida, meses difíceis, marcados pela resolução de um problema de saúde que já se arrastava há algum tempo. Houve muitas incertezas sobre a minha capacidade de alinhar na primeira corrida. Felizmente, vou conseguir. Embora não esteja na forma ideal, estou extremamente motivada para voltar a Góis, um enduro conhecido pelas suas dificuldades, especialmente em condições de chuva e frio”.
Com o seu centro nevrálgico situado na Quinta do Baião, junto à sede do Góis Moto Clube, e partida dos primeiros pilotos marcada para as 09:00, os participantes do 20.º Enduro de Góis – Paraíso do Todo-o-Terreno terão pela frente um percurso de cerca de 47 km, que os pilotos das classes Elite e Open terão de percorrer três vezes e meia, enquanto os Verdes, Veteranos e Senhoras o cumprirão por três vezes, sendo que as restantes classes terão de dar duas voltas ao percurso.
As especiais – três no total, serão muito próximas do paddock. A CrossTest ficará localizada a 300 metros da partida, no interior da Quinta do Baião e contará com 4 km. Já a EnduroTest – com 7 km de extensão, decorrerá na Quinta da Capela. A habitual Extreme Test manter-se-á na Casa Branca, um local de “enorme beleza” a cerca de 2 km do parque fechado.
Seguiu a paixão do pai
Mariana Afonso, de 19 anos, seguiu a paixão do pai, André Afonso, pelo desporto motorizado, passando várias horas do dia a acompanhar o seu percurso.
Assim que completou oito anos, estreou-se no mundo das motas participando em provas de Supercross mas, assim que experimentou uma mota de Trial com 10 anos, nunca mais a largou. Participou durante vários anos em provas dessa vertente, mas, agora, está dedicada ao enduro.
No currículo conta com um título de campeã nacional de Enduro, tendo sido ainda vencedora, por duas vezes, do Troféu Nacional Mini Enduro e três vezes do Troféu Nacional Trial.