A circulação em várias vias e troços das Linhas do Norte, Sintra e de Cascais está suspensa devido ao mau tempo que está a afetar o distrito de Lisboa com chuvas fortes, segundo a Infraestruturas de Portugal (IP).
Em comunicado, a IP adianta que a circulação na Linha ferroviária do Norte está suspensa nas quatro vias entre Sacavém-Bobadela Sul e Alverca, à entrada na cidade de Lisboa, e na Linha de Sintra nas vias A e D entre Campolide e Alcântara-Terra, devido a inundação.
Passagem subterrânea da estação de Algés com a água até ao teto. pic.twitter.com/oYYdY3CewY
— Isaura Quevedo (@IsauraQuevedo) December 13, 2022
Um barco sff 🌧️ #lisboa #entrecampos pic.twitter.com/1hPT1gJwvp
— Leo (レオ) 🥋 (@st_majestic) December 13, 2022
A Proteção Civil registou hoje mais de mil ocorrências, sobretudo relativas a inundações, com mais de 30% no distrito de Lisboa, atualmente sob aviso vermelho devido à chuva intensa.
“Neste momento, em acumulado, temos 1.064 ocorrências e mais de 30% (328) no distrito de Lisboa”, disse à Lusa o comandante Pedro Araújo, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
A maioria das ocorrências é registada em “edificado inundado, transbordo de linhas de água, em Loures, Algés, com 449 inundações” assinaladas até agora, indicou.
O comandante adiantou que este “número significativo de ocorrências” em Lisboa “tende a aumentar”, dado que o distrito se encontra sob aviso vermelho para precipitação pelo menos até às 07:00.
A Proteção Civil tinha alertado na segunda-feira para nova possibilidade de inundações e aumento dos caudais dos rios nos distritos de Leiria, Setúbal, Lisboa, Évora, Santarém e Portalegre, que estarão em alerta laranja (o segundo mais grave de uma escala de quatro) devido às previsões de chuva persistente e forte.