Comboio Porto-Vigo com transbordo em Viana

A partir de 17 de agosto
Comboio porto-vigo com transbordo em viana
Foto: CM Viana do Castelo / Arquivo

O comboio internacional Celta, que faz o trajeto Porto-Vigo, vai obrigar a transbordo em Viana do Castelo a partir de 17 de agosto, para permitir “garantir a continuidade do serviço”, revelou hoje a CP.

Em comunicado, a CP diz ser uma medida “excecional e temporária”, sem indicar qual a data de conclusão dos “ajustes transitórios” no serviço que é operado em conjunto com a espanhola Renfe desde julho de 2013, ligando Vigo ao Porto com paragens em Valença, Viana do Castelo e Nine.

De acordo com a CP, a partir de 17 de agosto, “o trajeto entre Porto-Campanhã e Viana do Castelo será assegurado por automotoras elétricas UTE 2240, mantendo-se as automotoras UTD 592 no percurso Viana do Castelo–Vigo”.

“Trata-se de uma medida excecional e temporária, sem qualquer supressão de comboios. O serviço manter-se-á assegurado com a introdução de transbordo em Viana do Castelo”, assegura.

A CP diz que “manterá um acompanhamento próximo com a RENFE, parceira deste serviço internacional, prestando todos os esclarecimentos necessários e monitorizando os efeitos desta medida sobre a oferta”.

A CP não esclarece qual o motivo de o serviço passar a ser operado por dois tipos diferentes de automotoras e de ser necessário transbordo.

O PCP de Viana do Castelo revelou hoje que questionou o Governo sobre quais as medidas que vai adotar “para que a CP esteja capacitada para modernizar o seu material circulante por forma a poder dar resposta às necessidades de melhoria da oferta ferroviária – nacional e internacional – e aos grandes investimentos que o país está a realizar na infraestrutura”

Os comunistas perguntam também “qual o ponto da situação da ligação ferroviária do Porto a Vigo”.

No documento, divulgado pelo PCP, refere-se que “a ligação ferroviária entre Porto e Vigo, com dois comboios diários em cada sentido, é operada com automotoras UTD592 da RENFE alugadas à CP, numa parceria iniciada em 2013 que inclui a operação do lado espanhol entre a fronteira e Vigo”.

“Estas automotoras, material velho à data já ‘encostado’ em Espanha, foram então alvo de grandes reparações antes de entregues à CP e repostas ao serviço, mas sempre registaram grandes problemas”, diz o partido, notando que “à CP cabia a realização da sua manutenção corrente”.

O PCP diz que, de acordo com uma notícia do jornal galego Faro de Vigo, “aquelas automotoras estão a atingir o limite de quilómetros percorridos, o que obriga a grandes revisões a realizar em Espanha”, não existindo “acordo entre a CP e a RENFE sobre o pagamento destas grandes revisões”.

Assim, segundo relata o partido, “passará a existir uma automotora da RENFE a fazer a operação entre Vigo e Viana do Castelo e uma automotora da CP a operar entre Viana do Castelo e o Porto”.

Com partidas diárias, o comboio Celta, que é operado pela CP em conjunto com a RENFE, iniciou a atividade em julho de 2013, ligando Vigo ao Porto com paragens em Valença, Viana do Castelo e Nine.

A ligação veio permitir percorrer os 175 quilómetros que separam as cidades em duas horas e 15 minutos, quando anteriormente a ligação demorava mais de três horas.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Autarca de terras de bouro "completamente a favor" do aumento das penas para incendiários

Autarca de Terras de Bouro "completamente a favor" do aumento das penas para incendiários

Próximo Artigo
Psd vai analisar acórdão para adequar lei dos estrangeiros às imposições do tc

PSD vai analisar acórdão para adequar lei dos estrangeiros às imposições do TC

Artigos Relacionados