A Renfe divulgou, na segunda-feira, que os testes técnicos do comboio de luxo “Al Andalus” para certificar a circulação em Portugal já terminaram e foram um “sucesso”.
“O sucesso destes testes representa um marco importante na expansão das operações turísticas para Portugal, o que permitirá à Renfe oferecer aos seus passageiros uma experiência de viagem única e luxuosa entre Espanha e Portugal”, refere a empresa ferroviária pública do país vizinho.
Em comunicado, a Renfe indica que uma composição reduzida do comboio de luxo “Al Andalus” chegou na última quarta-feira, 05 de fevereiro, à estação portuguesa de Torre das Vargens, a partir de Badajoz, para realizar testes para certificar que a passagem daquele comboio nas linhas portuguesas “não afeta os sistemas de sinalização e segurança devido ao ‘feedback’ eletromagnético ao passar pelos carris portugueses”.
Após a “preparação e desenvolvimento da operação ferroviária”, os testes realizados nos carris da Torre das Vargens foram “positivos”, confirmando assim a “viabilidade de programar viagens comerciais” do comboio turístico “Al Andalus” entre Espanha e Portugal.


O comboio atravessou o território português composto por uma carruagem-salão e quatro carruagens-cama (duas de Luxo e duas de Grande Classe).
Ainda não são conhecidas as rotas que este comboio, que o seu interior mais parece um palácio, vai fazer em Portugal. Contudo, em 2021, o jornal Público anunciava uma viagem entre Sevilha, Lisboa e Porto. Apesar de estar anunciada, acabou por não se cumprir, sendo que estes testes técnicos deverão permitir que a viagem turística se cumpra.
Na altura, os bilhetes foram colocados à venda por 2.500 até 2.700 euros por pessoa para aquela viagem de quatro dias e três noites.