“Mantenha-se vigilante. Em caso de suspeita, denuncie!”. É este o apelo da Câmara de Celorico de Basto na sequência de vários fogos que deflagraram este sábado no concelho.
Em Arnoia (Cruz de Baixo e Cabo), o incêndio encontra-se ativo e com cerca de 100 operacionais no combate, mas há também registo de incêndios em Borba da Montanha.
“Pede-se à população o máximo de cuidado, vigilância e colaboração ativa com as forças de socorro e segurança”, salienta a autarquia, numa outra publicação nas redes sociais.
“Em Celorico de Basto o perigo de incêndio rural está no máximo, com temperaturas muito altas e baixa humidade, e com agravamento das condições meteorológicas, é fundamental que a comunidade esteja em alerta máximo”, reforça a publicação da Câmara local.
A autarquia lembra que é proibido lançar foguetes, fazer lume ou fogueiros no campo ou na floresta, queimar sobrastes ou lixo, usar máquinas agrícolas elétricas ou a combustível para evitar faíscas, usar grelhadores ou atirar pontas de cigarros para o chão.