Aproximar os alunos da poesia através da Inteligência Artificial é um dos objetivos principais da EpopeIA, uma aplicação criada por um professor e três estudantes do 12.º ano da EB2,3 e Secundária de Arcos de Valdevez.
A ‘app’ permite tirar uma selfie e, através da imagem, é construído um poema com base na linguagem de Camões.
Em declarações a O MINHO, Bruno Cerqueira explicou que o projeto surgiu de um desafio lançado aos alunos Martim Cerqueira (17 anos), Alexandre Brito (18 anos) e Santiago Fernandes (17 anos), para aplicarem “os conhecimentos em Python, adquiridos na disciplina de Aplicações Informáticas”.
Criada com base nas celebrações dos 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões, a EpopeIA transforma imagens em poemas e representa “uma abordagem inovadora à promoção da leitura e da criação literária, sendo inclusivo por natureza, ao oferecer uma experiência sensorial rica, mesmo a utilizadores com baixa visão”, até porque o poema pode ser declamado.

Ao longo de, aproximadamente, dois meses, professor e alunos idealizaram, construíram e inseriram na base de dados a literatura e a linguagem do poeta maior da língua portuguesa, o que implicou uma aprendizagem das matérias das disciplinas de português.
Bruno Cerqueira adiantou que a ‘app’ tem a possibilidade de criar um poema “épico, e mais grandioso”, ou então “mais sentimental ou lírico”, através de qualquer imagem.
“Já apresentei a várias turmas minhas e os alunos acharam muita graça”, assegurou.
“Este é um projeto profundamente educativo. Pode ser usado nas aulas e incentivar os alunos a explorar a poesia, a língua portuguesa, mas também a Inteligência Artificial. E criar este cruzamento entre a tecnologia e a área das Humanidades”, assegurou.
Já Martim Cerqueira sublinhou a O MINHO que “qualquer forma de aplicar a Inteligência Artificial para a Educação é inteligente”. O estudante e cocriador da EpopeIA, considera que a ‘app’ vai “ajudar a entender mais sobre a lírica camoniana e a escrita de Camões”.
Já recebeu 200 visitas
A aplicação foi apresentada pela primeira vez na Semana Concelhia da Leitura, Arte e Ciência do Agrupamento de Escolas de Valdevez, que decorreu de 30 de março a 05 de abril. Desde então, e com divulgação apenas junto de outros alunos e amigos, foi visitada por cerca de 200 pessoas.

A ‘app’ EpopeIA · Streamlit está disponível gratuitamente, através do telemóvel e computador (aqui).
De realçar que esta é a terceira aplicação criada por Bruno Cerqueira, no âmbito da Semana Concelhia.
Admirador e estudioso da Inteligência Artificial, o professor de TIC lançou, há dois anos, e em parceria com alunos do 8.º ano, uma ‘app’ com o percurso do Padre Himalaya pelo mundo, através do Google Maps.
Já na edição de 2024, apresentou o Himalaya IA – uma aplicação onde a figura virtual do cientista arcuense explicava o 25 de abril, no âmbito dos 50 anos da Revolução dos Cravos. O projeto, construído também em conjunto com dois alunos, chegou mesmo a vencer dois prémios: um da Porto Editora e outro da Rede de Bibliotecas Escolares.