A Coligação Juntos por Guimarães apresentou esta terça-feira, 24 de agosto, as propostas para a mobilidade urbana e acessibilidades, um “projeto alternativo que tem como foco as pessoas e a resolução dos seus problemas”. Este é o quarto conjunto de propostas, depois de as primeiras serem dedicadas à habitação, ação social e economia.
O candidato à Câmara pela coligação afirma que “Guimarães não foi capaz de resolver os seus principais problemas de mobilidade dentro do concelho” e aponta soluções “exequíveis nos próximos dois mandatos”.
A coligação recupera a proposta de 2013 e 2017, de interligar o concelho, para promover a coesão territorial, apostando em ligações entre a cidade e as vilas, com vias urbanas com faixas dedicadas para transportes públicos e bicicletas. “Todos os vimaranenses têm consciência que há problemas de fundo há muitos anos, não foi por falta de propostas e discussão”, lembrou Bruno Fernandes.
São Torcato, Caldelas, Ronfe e Moreira de Cónegos deverão ser servidas por este tipo de vias.
Também numa linha de continuidade, a Coligação recupera a proposta de um nó de autoestrada em Brito/Taipas. O objetivo é “aproximar a zona noroeste do concelho dos principais eixos regionais”, explicou Bruno Fernandes.
Um dado novo, relativamente às propostas de 2017, é a ferrovia. Bruno Fernandes entende que Guimarães não pode ficar “arredado deste projeto fundamental”. Para o candidato da coligação é necessário garantir uma ligação de Guimarães a esta via de alta velocidade e também uma ligação rápida entre Guimarães e o Porto.
Parques periféricos para tirar carros da cidade
A proposta de retirar carros do centro, criando parques periféricos é também a reformulação de uma proposta que já tinha sido colocada pela Coligação, em 2017. Bruno Fernandes quer menos carros na cidade e que os carros que entram sejam mais amigos do ambiente. Para alcançar estes objetivos, além dos parques o candidato propões a criação de uma rede de transportes que transporte as pessoas a partir desses pontos.
Para que os carros que continuarem a entrar sejam mais amigos do ambiente, Bruno Fernandes quer postos de carregamento em todo o concelho, cobrindo todas as freguesias e com pelo menos um posto de carregamento rápido em cada vila
Relativamente às ciclovias, Bruno Fernandes aponta para a necessidade de que estas não sejam usadas apenas para lazer. As ciclovias precisam de se tornar em “vias cicláveis que permitam aos cidadãos vir à cidade”, sublinha.
O candidato da coligação defende que a promoção do uso do transporte público passa por criar um “verdadeiro serviço público de transportes que garanta uma mobilidade eficaz em todo o concelho”. Horários alargados, gratuitidade e cobertura total do concelho, são algumas das medidas avançadas pela coligação.
Fechar a circular da cidade e fazer saídas para o Hospital e o Multiusos
No que toca às acessibilidades, Bruno Fernandes quer ligar a rotunda do Reboto à cidade desportiva e a Selho S. Jorge e fazer uma saída na variante de Creixomil dedicada ao Multiusos e outra ao Hospital de Guimarães, o desnivelamento da rotunda do Salgueiral, uma ligação entre a saída sul da autoestrada e a avenida D. João IV e daí à Academia de Ginástica (fechando a circular da cidade), e requalificar a estrada que liga Selho S. Jorge a Serzedelo e Guardizela.