A coligação Juntos por Guimarães dedicou um dia ao contacto direto com as forças de segurança que operam no concelho – PSP, Polícia Municipal e GNR – com o objetivo de “conhecer e entender as condições de trabalho, os desafios específicos de cada entidade e as necessidades mais urgentes em matéria de infraestruturas, recursos humanos e capacidade operacional”.
“Guimarães é um concelho seguro, mas não podemos ficar passivos. É fundamental valorizar o trabalho das forças de segurança e garantir que têm os meios, as infraestruturas e o reforço necessário para continuar a servir bem o território. Estes compromissos serão assumidos com clareza e responsabilidade”, afirmou Ricardo Araújo, candidato da coligação à Câmara de Guimarães.
Em comunicado, Ricardo Araújo destaca 3 compromissos: introdução da videovigilância em Guimarães, em articulação com as forças de segurança; reforço do policiamento de proximidade e aumento em 25% dos efetivos da policia municipal; e reforço da iluminação pública na cidade.
No que respeita à PSP de Guimarães, “a coligação assume o compromisso de defender e apoiar a requalificação/manutenção do edifício onde está sediada a esquadra, projetado por Fernando Távora”.
“Trata-se de um imóvel com valor patrimonial significativo, cujo estado atual, nomeadamente ao nível da pintura e conservação geral, é incompatível com a dignidade da função que acolhe”, lê-se em comunicado enviado a O MINHO.
Na área da Polícia Municipal, “está prevista a implementação de um plano de reforço do policiamento de proximidade, que contempla um aumento de 25% do número de efetivos. Esta medida visa garantir maior presença no território e resposta mais eficaz às necessidades locais”.
” Está igualmente prevista a requalificação do edifício-sede da Polícia Municipal, localizado no centro histórico da cidade. Esta intervenção assegurará condições adequadas de funcionamento, respeitando simultaneamente a qualidade arquitetónica e a classificação patrimonial da zona envolvente”, prossegue a mesma nota
Relativamente à GNR, “a prioridade da coligação identifica a requalificação do quartel das Taipas”.