A Coligação Juntos por Guimarães (PSD/CDS) acusa o PS de estar a “copiar” as suas propostas.
Em comunicado, a candidatura critica o PS por “recorrer à mais pura estratégia de plágio político, tentando confundir os vimaranenses ao apresentar medidas para a mobilidade que a coligação Juntos por Guimarães já apresentou há dois anos”.
“O PS sempre foi contra à nossa proposta de tornar gratuitos os passes para crianças e jovens até aos 25 anos e para os vimaranenses com mais de 65 anos. O PS vem agora a reboque, mas a nossa candidatura vai muito mais longe: nós vamos garantir transportes públicos gratuitos para todos os vimaranenses”, pode ler-se no comunicado.
A coligação refere-se à proposta do Passe Rede Guimarães, ontem anunciada pelo PS, que se trata de “um título único, gratuito, para detentores do passe atual e que será válido para todas as deslocações realizadas dentro do território do município, sem restrições de trajetos ou duração da viagem”.
“Este anúncio do PS faz jus a uma candidatura amorfa, lenta, e que não é capaz de ter ideias e propostas próprias. As poucas que tem são ilusões e só atrasam Guimarães”, acusa a coligação Juntos por Guimarães, que diz propor “uma revolução na mobilidade no concelho, prevendo, entre muitas outras medidas, a gratuidade dos transportes públicos para todos, como forma de promover a mobilidade sustentável e apoiar as famílias vimaranenses”.
“Não defendemos apenas, como o PS, a gratuitidade exclusiva para jovens estudantes e para cidadãos com mais de 65 anos. Queremos e vamos estender esta medida para todos. Este ‘copy-paste’ do PS não é apenas uma coincidência: é mais um sinal de desespero e de desorientação de quem sente que Guimarães vai mudar no próximo dia 12 de outubro. A cópia descarada das nossas medidas revela não apenas a falta de visão, mas também um profundo desrespeito pelos cidadãos, que merecem propostas genuínas e não réplicas de um programa construído com trabalho, rigor e atenção às necessidades reais da população”, pode ler-se no comunicado.
Entre as medidas apresentadas pela coligação para “transformar a mobilidade no concelho” estão o aumento da cobertura para servir todas as freguesias, o aumento dos horários para incluírem transportes noturnos e ao fim de semana e a gratuidade dos mesmos.