Na repetição do ato eleitoral, na União de Freguesias de Sande Vila Nova e Sande São Clemente, depois do empate na votação de 26 de setembro, a Coligação Juntos por Guimarães venceu com uma diferença de 205 votos.
Com este resultado o Partido Socialista e a coligação (PSD/CDS) mantêm o mesmo número de freguesias que detinham em 2017. Pode ainda especular-se – uma vez que a votação para a Câmara Municipal normalmente acompanha a votação para a Assembleia de Freguesia – que se hoje se tivesse votado para a Câmara a Coligação poderia manter o vereador que perdeu no executivo camarário.
“O meu entendimento é que as pessoas passaram a acreditar que era possível mudar”, afirma o novo presidente da União de Freguesias, Tiago Rodrigues. Recorde-se que o empate foi alcançado, depois de um recurso da Coligação para o Tribunal de Guimarães que validou um dos 25 votos que tinham sido considerados nulos, anulando a diferença de um voto.
A votação de hoje ditou o seguinte resultado: Tiago Rodrigues (JpG), 53%, 1166 votos; Lucinda Oliveira (PS), 43,66 %, 961 votos; José Mendes (CDU), 1,9 %, 42 votos.
Tiago Rodrigues afirma que estava apreensivo, “uma vez que as pessoas tendem a votar para a Junta no partido que controla a Câmara, mas, neste caso, as pessoas queriam mesmo mudança”. Na opinião de Tiago Rodrigues as pessoas que se tinham abstido e que desta vez foram votar e alguma transferência de voto da CDU explicam os resultados.
“Vou lutar com todos as armas que tiver com as armas que estiverem ao meu alcance para fazer a mudança que as pessoas mostraram que desejavam”, promete Tiago Rodrigues.