A festividade do Corpo de Deus – Coca de Monção, um evento cultural marcante no concelho de Monção, está de regresso entre 07 e 11 de junho, foi hoje divulgado.
Este é um evento junta o sagrado e o profano, valorizando-se “a etnografia popular” e a afirmação da “identidade coletiva” do povo e do território.
Em comunicado, a autarquia indica que o ponto alto da festividade é a Procissão Solene e o Combate Tradicional entre S. Jorge e a Coca, na quinta-feira, e o Cortejo Etnográfico das Freguesias, no domingo.
Contudo, nos dois dias de animação, “há muito mais para ver, fazer e sentir”.
O “Labirinto da Coca”, com jogos e ateliês para as famílias, regressa à Praça Deu-la-Deu, estando previstos vários espetáculos infantis de marionetas, ilusionismo e malabarismo, protagonizados por artistas nacionais e internacionais.
Na sexta-feira, pelas 22:00, o Anfiteatro Natural do Souto recebe o “Souto Spring Festival” com atuação do “El Combo Dominicano”, uma das orquestras mais conhecidas no pais vizinho, e animação musical com DJ.
Nos restantes dias, apresentamos os espetáculos EFIMER – “La Gran Tempesta”, do Chile, “Tempos Novos”, do Duo Lameth”, da Hungria, e “Click to Click”, de Diogo Duro, de Portugal. Na noite de sábado, o céu ilumina-se com “Fire Dragons”, de Portugal.
No primeiro dia, antes do combate entre S. Jorge e a Coca, realiza-se o espetáculo “Força de S. Jorge”, com a participação de associações locais, dirigidas por Andrés Tarabbia Pancho, artista uruguaio radicado em Portugal, fundador do grupo “Retimbrar”.
Na quarta-feira, pelas 18:30, terá lugar a apresentação do livro “Cocotibur”, do autor Rafael Fernández Lorenzo e do ilustrador Estevan Souto, na Biblioteca Municipal de Monção. Na sexta-feira, pelas 16:00, decorrerá a inauguração da exposição do concurso escolar “O que Sabes sobre Monção – Mitos e Lendas”, no Museu Monção & Memórias.