Coca-Cola manda retirar latas e garrafas em vários países da Europa (Portugal está de fora)

Por excesso de clorato
Coca-cola manda retirar latas e garrafas em vários países da europa (portugal está de fora)
Foto: Lusa

A Coca-Cola Europacific Partners (CCEP) reiterou hoje que a recolha em larga escala de produtos por teor excessivo de clorato está a ser feita apenas nos países europeus mencionados na segunda-feira, da qual Portugal está excluído.

“Esta foi uma ocorrência identificada e isolada, e como referido apenas afeta os países mencionados. Podemos confirmar que os produtos produzidos em Portugal não são afetados por esta situação”, apontou a CCEP, em resposta escrita à Lusa.

Na segunda-feira, o engarrafador europeu da Coca-Cola na Bélgica anunciou uma recolha em larga escala de produtos na Europa devido ao teor excessivo de clorato, que diz respeito a latas e garrafas de vidro de Coca-Cola, Sprite, Fanta, Fuze Tea, Minute Maid, Nalu, Royal Bliss e Trópico, que foram distribuídas na Bélgica, nos Países Baixos, no Reino Unido, na Alemanha, em França e no Luxemburgo, que estão em circulação desde o final de novembro.

“Não temos um número exato, mas é evidente que estamos a falar de uma quantidade considerável”, disse à AFP a Coca-Cola Europacific Partners Belgium.

“A maioria dos produtos não vendidos em causa já foram retirados das prateleiras das lojas e continuamos a tomar medidas para retirar do mercado todos os restantes produtos”, avançou a empresa.

O engarrafador, que apresentou as suas desculpas, pede que os produtos em causa não sejam consumidos e acrescentou que podem ser devolvidos ao ponto de venda para reembolso.

“Na nossa unidade de produção em Gand, estamos a efetuar testes no âmbito dos nossos procedimentos de controlo e de conformidade regulamentar e estes testes identificaram níveis elevados de clorato”, explicou a empresa.

Num parecer científico de 2015, a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos considerou que a exposição a longo prazo ao clorato nos alimentos poderia constituir um potencial problema de saúde para as crianças, em especial as que sofrem de deficiência de iodo ligeira a moderada.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Pedro nuno santos garante que não irá recuar nas suas posições sobre imigração

Pedro Nuno Santos garante que não irá recuar nas suas posições sobre imigração

Próximo Artigo
Marcelo considera que governo teve "bom senso" ao não fixar data para 2% do pib com defesa

Marcelo considera que Governo teve "bom senso" ao não fixar data para 2% do PIB com defesa

Artigos Relacionados