Seguir o O MINHO

Viana do Castelo

Clube de Remo realiza Masstraining em Suporte Básico de Vida

em

Foto: DR

O Clube de Remo de Viana do Castelo, Viana Remadores do Lima, realizou a 1ª Edição do Masstraining em Suporte Básico de Vida (SBV), no Centro de Remo daquela cidade, envolvendo mais de uma centena de participantes.

Esta iniciativa foi promovida pela Direção do Clube, em parceria com o INEM, com apoio dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo e Cruz Vermelha – Centro Humanitário do Alto Minho.

A formação foi dirigida aos atletas dos vários escalões do clube, treinadores, dirigentes e alguns pais.

O Masstraining em SBV tem a particularidade de formar em simultâneo várias dezenas de pessoas, uma vez que a ação é sempre coordenada por um conjunto de formadores especializados em emergência pré-hospitalar.

Tem como objetivo ensinar os participantes a atuar em situações de emergência médica, ou seja, aprender a reconhecer as situações de perigo de vida iminente, saber como e quando pedir ajuda e saber iniciar de imediato, sem recurso a qualquer equipamento, manobras de reanimação (circulação e ventilação), de modo a ganhar tempo até à chegada de socorro diferenciado.

No final da ação, é expectável que os participantes consigam reconhecer uma paragem cardiorrespiratória, alertar os serviços de emergência e iniciar de imediato as manobras de suporte básico de vida.

O INEM vê neste tipo de iniciativa uma oportunidade de incutir na sociedade civil a perceção de que cada pessoa representa um elo no conceito de Cadeia de Sobrevivência.

A consciência de que estes procedimentos podem salvar vidas humanas deve ser incorporada o mais cedo possível na vida de cada cidadão.

Populares