Seguir o O MINHO

Desporto

Clube Náutico de Ponte de Lima sagra-se Campeão Nacional de Maratonas

Com seis medalhas de ouro

em

Foto: CN Ponte de Lima

O Clube Náutico de Ponto de Lima sagrou-se Campeão Nacional de Maratona no campeonato que se realizou nos passados dias 17, 18 e 19 de maio, em Ponte de Lima, batendo os restantes 35 clubes participantes na prova, com uma comitiva de cerca de 25 atletas. Seis atletas do clube venceram medalhas de ouro.

O atleta Francisco Santos (júnior) foi, assim, o mais rápido na prova de K1, enquanto que Beatriz Caldas (K1) e Ana Beatriz Pereira (C1) da mesma categoria também obtiveram a mesma classificação. Para terminar as medalhas de ouro nesta categoria, destaque para a dupla Francisco Santos e João Gonçalves da Silva em K2 júnior.

Por fim, a atleta Joana Marinho Sousa, no escalão de seniores, foi 1ª classificada na Short Race (K1), na maratona longa (K1), e em conjunto com a Mariana Morais, arrecadou também o lugar mais alto do pódio em K2.

Já a nível de medalhas de prata foram arrecadadas 7: no escalão de juniores, o canoísta Rafael Silva (SUPC) e a dupla Beatriz Caldas e Bárbara Fonseca Costa (K2 Feminino). No escalão de seniores, destaque para as 3 medalhas do atleta Ricardo Coelho: Short Race (K1), prova normal (K1), e juntamente com o Nuno Barros, onde também arrecadou o 2º lugar da prova. Por fim, e para terminar as medalhas de prata, na categoria de SUPC Absoluto, destaque para a atleta Ângela Fernandes.

Subiram também ao 3º lugar do pódio os atletas do Clube de Ponte de Lima, Bárbara Costa (K1 Feminino) e João Matos Silva (C1) na categoria júnior. Na categoria sénior, destaque para Nuno Barros, que em C1, conseguiu o 3º lugar na short race e na prova normal. Também Mariana Morais alcançou o 3.º lugar na prova de âmbito curto e de distância normal no pódio sub-23. Para terminar as medalhas, referimos Paulo Lopes, que subiu ao 3º lugar na categoria de SUPC Absoluto.

A nível coletivo, o Clube Náutico de Ponte de Lima alcançou o 1.º lugar da competição com o total de 584 pontos, seguindo-se o clube naútico de Prado com 480 pontos e Gemeses com 308 pontos numa prova com cerca de 300 atletas. Título com sabor especial, dada a organização ser em casa.

De realçar que este campeonato nacional era um teste para o Campeonato do Mundo de Maratona que se irá realizar no final de Setembro e inicio de Outubro em Ponte de Lima onde esteve presente o representante e responsável da Maratona da Federação Internacional de Canoagem Ruud Heijselaar onde no final referiu que o campeonato nacional foi um sucesso e que aguarda ansioso pelo Campeonato do Mundo de Maratona.

Salientam-se ainda os seguintes resultados do clube Limiano: na categoria de juniores, a atleta Sara Gomes (C1 Feminino), alcançou um honroso 4º lugar. Na categoria de Séniores, Mariana Morais (K1 Feminino) alcançou o 4º lugar da geral na Short Race e na distância normal; Mariana Lopes (C1 Feminino) na Short Race alcançou o 5º lugar; Leonardo Vicente (C1), Bruno Cerqueira (K1) e a dupla Jardel Costa e César Sá (K2) alcançaram o 8º lugar; em 12º lugar ficou César Sá em K1. Ainda na Short Race, os seniores Hilário Lemos, César Sá e Jardel Costa alcançaram o 15º, 18º e 20º lugar respetivamente.

EM FOCO

Populares