A Médis, uma das maiores seguradoras de saúde nacionais, notificou a Autoridade da Concorrência (AdC) da compra do grupo Esfera, que opera a rede de clínicas de fisioterapia Fisio Share, segundo uma nota hoje divulgada pelo regulador.
Numa informação disponibilizada na sua página eletrónica, a Concorrência diz ter recebido a 16 de maio uma notificação prévia da operação de uma concentração de empresas que “consiste na aquisição, pela Médis – Serviços de Saúde, S.A. (“Médis”), do controlo exclusivo da Fisio Share – Gestão de Clínicas, S.A., e, indiretamente, das suas subsidiárias (“grupo Esfera”).
O grupo Esfera dedica-se sobretudo à prestação de serviços de medicina física e de reabilitação, através de 19 clínicas próprias na Área Metropolitana de Lisboa e no norte de Portugal.
“Na sua clínica de Braga oferece ainda consultas de gastroenterologia e, nas suas clínicas dos Carvalhos, Famalicão e Ponte de Lima, de forma irregular e muito residual, serviços de outras especialidades”, detalha a AdC.
Já a Medis integra o grupo Ageas, que tem como atividade principal a prestação de seguros e resseguros de vida e não vida, na Europa e na Ásia.
Em Portugal, o grupo Ageas dedica-se principalmente à prestação de seguros de vida e não vida e de serviços de cuidados de saúde.
Na terça-feira, o grupo Ageas Portugal, através da Médis, tinha já anunciado um acordo para a compra da Esfera Saúde, do grupo de medicina física e de reabilitação Fisio Share, sem divulgar o valor do negócio.
O negócio surge depois da compra da One Clinics em 2024, com o grupo a insistir que fortalece a sua presença no setor da saúde.
“A aquisição da Esfera Saúde representa um passo importante na nossa estratégia de crescimento no setor da saúde”, afirmou então o membro da Comissão Executiva do grupo, Eduardo Consiglieri Pedroso, citado no documento.
O grupo Ageas Portugal detalhou que a integração das clínicas será feita de forma progressiva e sem interrupções, estando a conclusão do processo sujeita à aprovação pela AdC.