Seguir o O MINHO

Famalicão

Clínica de Barcelos recupera imóvel histórico no centro de Famalicão

Edifício está devoluto há várias décadas

em

Foto: Divulgação

A clínica dentária Angel Smile, com sede em Barcelos, escolheu o centro da cidade de Vila Nova de Famalicão para fazer crescer o seu negócio, comprando um edifício histórico na Praça D. Maria II, que, na segunda metade do século passado, acolheu o principal balcão da Caixa Geral de Depósitos na então vila famalicense.

O edifício, em granito, que faz esquina com a Rua de Santo António, está devoluto desde a década de 1980, surgindo agora uma oportunidade para a sua reabilitação através da sua reconversão numa clínica dentária de última geração, onde deverão trabalhar duas dezenas de profissionais, entre médicos dentistas, técnicos superiores de próteses dentária e assistentes dentários. A nova clínica será, por isso, um importante elemento de revitalização de uma zona da cidade que tem perdido habitantes e serviços nas últimas décadas.

Investimento de 2 milhões de euros

A aquisição do edifício, as obras de reabilitação e adaptação e o equipamento necessário implicarão um investimento global que rondará os 2 milhões de euros.

“O local é excelente e apaixonei-me pelo edifício porque acho que tem tudo a ver com a Angel Smile e com aquilo que pretendemos disponibilizar no mercado de Vila Nova de Famalicão”, afirma o médico dentista Anselmo Vasconcelos, fundador, CEO e diretor clínico da Angel Smile, cuja opção por um imóvel histórico no centro da cidade de Vila Nova de Famalicão, segundo revela, também se deve ao “profissionalismo” dos consultores da agência imobiliária MEDIUM.

“A MEDIUM foi um elemento-chave neste processo. Não conhecia ninguém da MEDIUM e, agora, para mim, são parceiros e amigos. Foram incansáveis na procura de soluções”, declara Anselmo Vasconcelos, que afiança ter escolhido Famalicão para crescer em função de um estudo de mercado. “A Angel Smile escolheu Famalicão, tendo em conta alguns números da Ordem dos Médicos Dentistas em termos de necessidades da população e a proximidade em relação a Barcelos, onde temos a nossa sede”, adiantou o CEO da Angel Smile.

Câmara de Famalicão analisa projeto

Localizado na Praça D. Maria II, em pleno centro de Vila Nova de Famalicão, o edifício terá de manter o aspeto exterior. Trata-se de um imóvel da arquitetura moderna, construído em meados do século XX.

Atualmente, o imóvel tem dois pisos, com pé direito de 5 e 4 metros, respetivamente, o que dará para converter em três pisos. Além disso, deverá crescer com um piso abaixo do chão e mais um pequeno andar recuado, com impacto zero. O projeto está a ser analisado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.

As obras de reabilitação e reconversão devem começar logo que seja possível. O objetivo da Angel Smile será abrir a clínica entre finais de 2020 e inícios de 2021. Tudo dependerá da aprovação municipal e do andamento das obras, para as quais será necessário cerca de um ano de trabalhos.

Segundo o CEO da Angel Smile, “o edifício enquadra-se na política da marca”. “Nós posicionamo-nos num segmento médio-alto e somos uma clínica dentária que faz captação de clientes internacionais, trabalhando no segmento do turismo da saúde. Além disso, fazemos formação de médicos dentistas. Por isso, queremos ter em Famalicão umas instalações que transmitam este posicionamento”, explicou, sem receio da concorrência, pois, considera que “Famalicão ainda tem necessidade de dentistas”.

A Angel Smile, com sede em Barcelos, terra do fundador, desde 2013, tem captado uma média de 60 a 70 novos pacientes por mês e instala-se em Famalicão numa política de “crescimento ponderado”.

Anselmo Vasconcelos, de 39 anos, dono e único sócio da clínica, é médico dentista licenciado pela CESPU e pós-graduado em Gestão de Unidades de Saúde pela Universidade do Minho.

Anúncio

Ave

Dois jovens de 18 anos detidos por tráfico de droga em Famalicão

Um homem e uma mulher

em

Foto: O MINHO (Arquivo)

A PSP deteve, em Famalicão, um homem e uma mulher, ambos de 18 anos, suspeitos do crime de tráfico de estupefacientes, anunciou hoje aquela força.

Os suspeitos detinham haxixe suficiente para 170 doses, cocaína suficiente para 10 doses, MDMA suficiente para 55 doses e 47,89 gramas de liamba, droga que lhes foi apreendida, e tinham ainda um triturador.

Os detidos vão ser presentes no Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão.

Continuar a ler

Famalicão

CDS Braga: Nuno Melo sai dos órgãos nacionais do partido

Presidente da distrital

em

Foto: Divulgação

O eurodeputado centrista Nuno Melo, que é presidente da distrital de Braga do CDS, vai apoiar a candidatura de João Almeida à liderança do partido e retirou a moção de estratégia global que subscreveu a favor do deputado.

Numa intervenção inflamada no 28.º congresso nacional, em Aveiro, Nuno Melo pediu a quem vencer, que deseja ser João Almeida, que “chame” os seus dois adversários, Filipe Lobo d´Ávila e Francisco Rodrigues dos Santos, para “reconstruir o partido”, que é de todos.

O vice-presidente dos centristas, natural da vila de Joane e presidente da Assembleia Municipal de Vila Nova de Famalicão, anunciou ainda que, por sua opção, vai ficar de fora dos órgãos nacional do partido, que serão eleitos no domingo.

Continuar a ler

Ave

Empresa de Famalicão lança em Londres produto tecnológico para revolucionar educação

Primeiro display produzido em Portugal funciona como um computador partilhado por professores e alunos

em

Foto: Divulgação

A empresa Famasete, de Famalicão, apresentou, na quinta-feira, em Londres, o primeiro quadro digital interativo e multitoque desenvolvido e produzido em Portugal, o Wingsys Interactive Panel (WIP), que se direciona para atividades educativas, apresentado na Bett Show 2020, considerada a maior mostra do mundo de tecnologia educacional.

Inês Barbosa, diretora de comunicação da Famasete, adiantou que “o equipamento permite descobrir a aprendizagem imersiva e colaborativa em ambiente de sala de aula, promovendo a interatividade de forma a que os professores acedam mais facilmente a ferramentas de organização, gestão, envio e controlo das atividades do aluno”.

Acrescentou que o quadro já está a ser usado em escolas portuguesas, nomeadamente no Colégio Luso Internacional do Porto (CLIP) o primeiro estabelecimento de ensino a adquirir o equipamento.

A apresentação oficial do produto aconteceu na Bett Show 2020, considerada a maior mostra de tecnologia educacional do mundo, que decorre em Londres, até dia 25, reunindo mil empresas e startups do setor. O equipamento da Famasete integra uma solução de conectividade apresentada pela Microsoft Corporation.

Princípios pedagógicos

Alinhado com os princípios pedagógicos, o display interativo Wingsys possui tecnologia IR e PCAP em diversos tamanhos, resolução 4K, Android 8.0 e pretende revolucionar a forma como o professor e o aluno do século XXI se envolvem e constroem conhecimento.

Com uma interface simples e intuitiva, a partilha de ecrã e interação de qualquer computador da sala de aula para o Display Interativo tornam-se possíveis com o “Wireless Screen Sharing” (partilha de dados sem fios).

O WIP promove o trabalho em grupo e uma aprendizagem colaborativa através da utilização do software de gestão ik Classroom Management (ikCM), que possibilita a implementação tecnológica de uma sala de aula adaptada aos desafios pedagógicos atuais.

Através de ferramentas de monitoramento, interação, controlo, gestão e diagnóstico, motiva e envolve a atenção do aluno, mantendo o foco em processos de aprendizagem significativos.

O Display Interativo Wingsys pretende auxiliar os professores com uma variedade de avaliações, recursos de colaboração e controlo para garantir que estes possam obter o melhor fim dos seus equipamentos de tecnologias de informação e comunicação (TIC).

Continuar a ler

EM FOCO

Anúncio

PASSATEMPO

ÚLTIMAS

Reportagens da Semana

Populares