Um clássico exemplar do Lotus Europa S2, modelo introduzido em 1968, foi avistado esta semana em Vila do Conde, despertando curiosidade entre os entusiastas de automóveis clássicos.
Este veículo, também conhecido como Lotus Type 54, é uma peça única da história automóvel, valorizada pelas características inovadoras para a época.
De acordo como portal “ClassicCarsForSale”, o valor de mercado deste automóvel mais que triplicou nos últimos 20 anos.
Segundo o ‘site’ da Lotus, o Europa S2 destacou-se pelas melhorias em relação ao seu antecessor, como vidros elétricos, bancos ajustáveis, um interior totalmente alcatifado e um painel de instrumentos em madeira polida.
Apesar de manter o motor Renault de 1.470 cc e alcançar uma velocidade máxima de cerca de 195 km/h, a alteração mais significativa foi a introdução de fixações aparafusadas para a carroçaria em fibra de vidro, facilitando reparações e reduzindo custos.
Entre as versões produzidas, algumas unidades são ainda mais raras por apresentarem o logótipo preto e prateado da Lotus, associado à homenagem ao piloto Jim Clark, falecido em 1968, embora esta ligação continue a ser tema de debate.