Seguir o O MINHO

Região

Cineasta finlandês escolhe praia de Apúlia para rodar novo ‘blockbuster’

Cinema

em

Foto: O MINHO

A praia de Apúlia, em Esposende, recebeu ontem e hoje parte da rodagem da longa-metragem finlandesa Yellow Sulfur Sky, uma história de amor e amizade produzida e realizada por Claes Olsson, inspirada no romance sueco de Kjell Westö.

Entre quinta e esta sexta-feira, a equipa de filmagem esteve em Esposende a realizar a terceira parte do filme que é falado em sueco, para “preservar o espírito do romance”.

As filmagens foram feitas na praia de Apúlia e vão passar também pela zona do Porto, sabe O MINHO. As restantes filmagens foram captadas na Finlândia.

Foto: O MINHO

Para rodar na Apúlia, a produção solicitou permissão à Autoridade Marítima Nacional, que acedeu ao pedido. Durante estes dois dias, o local das filmagens esteve reduzido a um perímetro isolado pela autoridade para assegurar a normalidade do trabalho do staff. A Proteção Civil de Esposende também deu apoio.

Foto: O MINHO

Ao início desta tarde, realizador e produtor foram recebidos nas instalações da Câmara de Esposende pela vice-presidente Alexandra Roeger, que mostrou-se bastante satisfeita pela escolha dos cineastas.

Uma história de amor e luta de classes

O filme começou a ser rodado na capital da Findlândia, Helsínquia, passando depois para a região de Uusimaa, no mesmo país. De acordo com o portal Nordisk Film, especializado na cobertura noticiosa sobre cinema nórdico, a equipa planeava, a 13 de agosto, filmar a terceira parte em Portugal.

Foto: O MINHO

“É uma história de amor e amizade que mostra como somos moldados de acordo com o género, classe social ou era em que vivemos. Maioria do filme é conduzido no presente, mas regressa até à década de 1970.

A personagem principal é Frej, um escritor famoso e apaixonado durante décadas pela aristocrata Stella. Tem como melhor amigo o manipulador Alex, irmão de Stella.

 Claes Olsson (realizador)

O filme tem produção de Jukka Helle, Markus Selin, Hanna Virolainen e Claes Olsson para a Solar Filmes e tem estreia prevista para 2021.

Populares