Cinco minutos de granizada e vento provocam queda de várias árvores em Braga

Mau tempo

Foram apenas cinco minutos de temporal, mas foi o suficiente para o registo de queda de três árvores em diferentes pontos do concelho de Braga, no espaço de dez minutos. Há também relatos de queda de granizo, com dimensões consideráveis.

Entre as 17:50 e as 18:00, os bombeiros foram ativados para quedas de árvore nas freguesias de Palmeira, São Joao do Souto e Merelim São Pedro, desconhecendo-se, para já, se provocaram estragos.

Queda de árvore em Braga. Foto: Maria Gonçalves
Queda de árvore em Braga. Foto: Maria Gonçalves
Queda de árvore em Braga. Foto: Maria Gonçalves

Já em Caldelas, no concelho de Guimarães, a queda de uma árvore de grande porte, mais ou menos pela mesma hora, provocou danos no posto local dos CTT.

Em Vila Verde e Amares, caiu granizo durante vários minutos, provocando estragos nas colheitas dos agricultores.

Segundo a página Meteo Trás-os-Montes – Portugal, dedicada à meteorologia e seus fenómenos, estes cinco minutos de temporal podem ter-se tratado de um ‘downburst’.

De acordo com a Wikipédia, o ‘downburst’ é “um vento de grande intensidade e junto ao solo que, a partir de determinado ponto, sopra de forma radial; isto é, em linha reta em todas as direções a partir do ponto de contacto com o terreno (…) e pode ser confundido com um tornado”.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Braga: Autarca da Sé solidário com queixas dos moradores sobre ruído dos bares

Próximo Artigo

Homem em estado grave após acidente numa quinta em Barcelos

Artigos Relacionados
x