Seguir o O MINHO

Ponte de Lima

5 minutos de Ponte de Lima na televisão em França

Reportagem do canal France 5 no norte de Portugal

em

Fotos: Imagens France 5

Ponte de Lima foi um dos locais do Norte de Portugal em destaque no último episódio do programa Échappées Belles (Fugas Belas; tradução livre), do canal francês France 5, que foi para o ar na noite de sábado, 18 de maio.

Vídeo: Imagens France 5

As gravações na vila limiana, em dia de feira, e na freguesia de Arcozelo, na festa em honra da padroeira Santa Marinha, foram feitas em julho do ano passado, conforme noticiou O MINHO na altura, e resultaram em cerca de cinco minutos de reportagem.

Esta não é a primeira vez que Ponte de Lima é motivo de reportagem no estrangeiro.

E quando 80 milhões de japoneses viram Ponte de Lima na televisão? Foi há dois anos

Entre as várias vezes em que a vila foi mostrada nas televisões além fronteiras, a principal aconteceu em 2015, no Japão, num programa de 20 minutos, com uma audiência estimada de 80 milhões de espetadores, que lhe foi totalmente dedicado.

France 5: Programa Completo

Com uma duração de cerca de 1:30 horas, Ponte de Lima surge no programa perto do minuto 57.

O programa Échappées Belles é emitido no canal cultural francês France 5 há mais de dez anos.

Anúncio

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem O MINHO, jornal estritamente digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O MINHO é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Inspirados na filosofia seguida pelo jornal inglês "The Guardian", um dos mais importantes órgãos de comunicação do Mundo, também nós achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler O MINHO, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar O Minho - e só demora um minuto. Obrigado.

Ponte de Lima

Ponte de Lima: Morreu o empresário Feliciano Soares

Proprietário da empresa Feliciano Soares Granitos

em

Foto: Reportagem SIC (2009)

O empresário limiano Feliciano Soares morreu este domingo, no Hospital de São João, no Porto, aos 53 anos, confirmou a O MINHO um familiar.

O conhecido proprietário da empresa Feliciano Soares Granitos, com sede nas Pedras Finas, freguesia de Arcozelo, Ponte de Lima, encontrava-se naquele hospital, há algumas semanas, à espera de um transplante de coração.

Foto: Facebook

Feliciano Soares era filho de Manuel Soares, antigo autarca de Arcozelo, maior freguesia do concelho de Ponte de Lima, e também ele um ex-empresário da indústria da pedra. Fundou a Feliciano Soares Granitos em 1994, nas Pedras Finas, zona da freguesia atravessada pela estrada de  montanha que liga Ponte de Lima e Valença.

Continuar a ler

Ponte de Lima

Obra para travar sinistralidade em acessos a Ponte de Lima vai avançar

Investimento de 775 mil euros

em

Foto: DR/Arquivo

A Câmara de Ponte de Lima vai avançar com a empreitada de remodelação da via Foral Dona Teresa, de acesso àquela vila do Alto Minho, para prevenir a sinistralidade na Estrada Nacional (EN) 203, informou hoje o município.

De acordo com a Câmara de Ponte de Lima, presidida por Victor Mendes (CDS-PP), “a intervenção visa dotar a Via Foral de D. Teresa (designação daquele troço da EN 203) de melhores condições de segurança, tendo em conta os vários acidentes mortais ocorridos nos últimos anos”.

O prazo de execução da obra, “após a consignação dos trabalhos, é de cinco meses e o valor previsto da empreitada ronda os 775 mil euros, sendo que cerca de 400 mil euros são suportados pela Infraestruturas de Portugal (IP)”.

A decisão de iniciar a requalificação daquela via foi aprovada, na última reunião camarária.

“A via em causa é um dos principais acessos à vila de Ponte de Lima, integrando uma malha urbana plenamente consolidada, onde se localizam diversos espaços e equipamentos públicos educativos e desportivos, bem como estabelecimentos de comércio e de serviços”, refere o município.

Rotunda do Jardim de Infância e Rotunda da Repsol. Imagens: Divulgação/CM Ponte de Lima

A decisão de avançar com a empreitada resultou de um acordo estabelecido entre a Câmara de Ponte de Lima e a IP.

“Embora os encargos de gestão da manutenção deste troço de estrada nacional não estivessem sob a tutela da autarquia, mas sob a jurisdição da IP, ambos celebraram um acordo de gestão, decorrente da atitude proativa por parte do município, para que a intervenção possa ser efetivada. Este acordo de gestão permitirá ao município avançar com a intervenção, enquanto dono da obra”, explicou a autarquia.

O projeto de reabilitação prevê “o tratamento da travessia urbana, incluindo o reordenamento de acessos e a reformulação de interceções, através da construção de duas rotundas de forma a reduzir a velocidade de circulação automóvel”.

Diversos acidentes já ocorreram no local. Fotos: O MINHO/Arquivo

A empreitada “inclui também a execução de um separador central, infraestruturas, iluminação, ciclovia e vias pedonais da envolvente urbana, para uma maior segurança do peão”.

Em novembro, um movimento cívico criado em Ponte de Lima promoveu uma vigília para “sensibilizar peões e automobilistas” para a necessidade de prevenir a sinistralidade na EN 203.

A vigília surgiu na sequência de um atropelamento, que causou a morte de uma mulher de 56 anos.

Já em novembro de 2017, a Câmara de Ponte de Lima tinha aprovado um voto de protesto por a IP não avançar com a requalificação daquela via.

Continuar a ler

Ponte de Lima

Alunos de Ponte de Lima aprendem conceitos jurídicos com simulação de audiência de julgamento

Projeto “TRIbueSCOLA” é direcionado para os jovens alunos do 5º ano

em

Foto: CM Ponte de Lima

O projeto “TRIbueSCOLA”, direcionado para os jovens alunos do 5.º ano e desenvolvido em parceria com os Agrupamentos de Escolas de Ponte de Lima, por Felismina Barros, tendo como objetivos potenciar o desenvolvimento de ações que aproximem os cidadãos do Direito e, promovam, deste modo, a literacia jurídica e o exercício pleno da cidadania.

O projeto é desenvolvido em dois momentos distintos e complementares que passam por dinamizar nas escolas ações de sensibilização “como forma de despertar nos jovens participantes a consciência para a importância da Lei e da justiça, através da simulação de uma audiência de julgamento na qual participam, de forma ativa, todos os participantes”; e por uma visita a uma sala de julgamento no Tribunal Judicial de Ponte de Lima.

Este projeto estabelece “a ponte entre a educação e a justiça” e ilustra “um programa diferenciado que faculta às crianças conhecimentos sobre o funcionamento dos tribunais, sobre os seus profissionais e sobre as ferramentas de informação que a justiça tem ao dispor dos cidadãos”, refere nota municipal.

Esta iniciativa pretende, por isso, esclarecer, desmistificar, suscitar interesses, dialogar e debater questões junto dos estudantes e da comunidade de forma a clarificar e promover sentimentos de proximidade e de confiança na justiça.

Continuar a ler

EM FOCO

Anúncio

ÚLTIMAS

Vamos Ajudar?

Reportagens da Semana

Populares