Cinco atletas do Nun’Álvares (Fafe) nas convocadas para o Europeu de futsal feminino

Ana Azevedo, do Vermoim, também está entre as eleitas
Cinco atletas do nun'álvares (fafe) nas convocadas para o europeu de futsal feminino

Nove jogadoras vice-campeãs europeias de futsal feminino integraram hoje o lote de 14 convocadas da seleção portuguesa para a segunda edição do Campeonato da Europa, que decorrerá entre 01 e 03 de julho, em Gondomar.

A guarda-redes Ana Catarina, a fixo Inês Fernandes, as universais Ana Azevedo e Pisko, as alas Cátia Morgado, Fifó e Sara Ferreira e as pivot Carla Vanessa e Janice Silva vão repetir a presença na fase final, novamente sob alçada do selecionador Luís Conceição.

Numa convocatória sem surpresas e dominada entre Nun’Álvares (Fafe) com cinco atletas, e Benfica, com quatro, sobressai o regresso da ala ‘encarnada’ Maria Pereira, tal como as saídas da ‘guardiã’ Marta Costa, também dos lisboetas, e da ala fafense Tânia Sousa.

Essa dupla constava numa pré-convocatória de 15 nomes divulgada por Luís Conceição em fevereiro, quando o Campeonato da Europa estava marcado para o fim de semana de 25 e 27 de março, no Pavilhão Multiusos de Gondomar, tendo, entretanto, sido adiado.

A exclusão das seleções russas das competições sob tutela da UEFA e a indefinição em torno da participação da Ucrânia, afetada pela ofensiva militar da Rússia, justificou o protelamento por quase três meses do torneio, que mantém três dos quatro finalistas.

A Hungria, repescada pela UEFA para substituir a Rússia, vai ser adversária de Portugal nas meias-finais, agendadas para 01 de julho, às 21:30, quatro horas e meia depois de a Espanha, detentora do título, medir forças com a Ucrânia no primeiro duelo da fase final.

O jogo de atribuição do terceiro e quarto lugares e a final decorrem dois dias depois, às 14:30 e 18:00, respetivamente, no ocaso da segunda edição da prova, estreado nestes moldes em 2019, também em Gondomar, com uma derrota lusa frente à Espanha (0-4).

A formação de Luís Conceição qualificou-se para o Campeonato da Europa de 2022 em outubro de 2021, ao vencer o Grupo 2 de apuramento com nove pontos, face às vitórias ante Eslovénia (6-0), Polónia (7-2) e Croácia (16-1), que albergou a ‘poule’ em Karlovac.

As vice-campeãs europeias vão concentrar-se em Oliveira de Azeméis para arrancarem os trabalhos na segunda-feira, numa altura em que Benfica, tetracampeão nacional e vencedor da Supertaça, e Nun’Álvares, detentor da Taça de Portugal e da Taça da Liga, ainda estão a discutir a final da edição 2021/22 do campeonato à melhor de cinco jogos.

Vencedoras da fase regular, as ‘encarnadas’ lideram por 2-1 a decisão do ‘play-off’ e podem lograr o ‘penta’ no domingo, caso triunfem no pavilhão do emblema de Fafe.

Já a programação da equipa das ‘quinas’ será anunciada oportunamente pela Federação Portuguesa de Futebol, incluindo um jogo de preparação com a Ucrânia, em 24 de junho, pelas 20:00, no Pavilhão Municipal Professor António Costeira, em Oliveira de Azeméis.

https://twitter.com/selecaoportugal/status/1537832028355321856

Lista das 14 convocadas:

– Guarda-redes: Ana Catarina (Benfica) e Maria Odete Rocha (Nun’Álvares);

– Fixo: Inês Fernandes (Benfica);

– Ala: Ana Pires ‘Loira’ (Nun’Álvares), Carolina Pedreira (Sporting), Carolina Rocha (Novasemente), Cátia Morgado (Nun’Álvares), Fifó (Città de Falconara, Ita), Maria Pereira (Benfica) e Sara Ferreira (Benfica);

– Pivot: Carla Vanessa (Nun’Álvares) e Janice Silva (Città de Falconara, Ita);

– Universal: Ana Azevedo (Vermoim) e Daniela Ferreira ‘Pisko’ (Nun’Álvares).

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Putin diz que ue perde cerca de 400 mil milhões de euros com sanções

Putin diz que UE perde cerca de 400 mil milhões de euros com sanções

Próximo Artigo
Diferença de 26,1 cêntimos/litro entre o posto mais caro e o mais barato no distrito de braga

Diferença de 26,1 cêntimos/litro entre o posto mais caro e o mais barato no distrito de Braga

Artigos Relacionados