A Assembleia Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Cávado reunida em plenário no passado dia 22 de setembro, aprovou por unanimidade e aclamação, a moção de apoio à candidatura de Braga a Capital Europeia da Cultura 2027, na segunda reunião descentralizada deste órgão, realizada no salão nobre dos Paços do Concelho de Amares.
No período Antes da Ordem do Dia, foi apresentado pelos representantes dos grupos intermunicipais uma moção de apoio à candidatura de Braga a Capital Europeia da Cultura 2027, focando a importância estratégica desta iniciativa para a sub-região do Cávado.
A manifestação de apoio por parte deste órgão pretende “fomentar a cooperação intermunicipal, estabelecer parcerias e compromissos para o desenvolvimento e implementação de projetos e programas que venham a ser desenvolvidos no território. E surge num momento, particularmente importante, em que decorre a avaliação final das candidaturas”, esclarece a CIM Cávado, em comunicado enviado às redações.
Na intervenção inicial de boas-vindas o presidente da Câmara de Amares, Manuel Moreira frisou a importância da descentralização destas reuniões como forma de aproximar as pessoas aos territórios e aproveitou a oportunidade para elencar diversos assuntos que são vitais para o seu território, como o acesso aos Fundos Europeus, a questão da classificação de baixa densidade e o contributo positivo, em termos de revindicação, que a Assembleia Intermunicipal pode dar nestas matérias.
Segundo a CIM Cávado, o apoio agora manifestado decorre no seguimento de diversas diligências efetuadas pelos municípios que compõem a Comunidade Intermunicipal do Cávado que, quer a título individual, quer por via do Conselho Intermunicipal desta instituição, já tinham aprovado, no primeiro semestre deste ano, o aprofundamento do seu envolvimento na prossecução das iniciativas e objetivos desta candidatura.