Cidade francesa aprova apoio de 4.000 euros para ajudar bombeiros de Guimarães

Foto: Ivo Borges / O MINHO / Arquivo

Num gesto de solidariedade, a cidade de Montluçon, localizada em Allier, França, decidiu mobilizar-se para apoiar a cidade geminada de Guimarães, na sequência dos incêndios em Portugal.

De acordo com o diário francês La Montagne, na reunião do conselho municipal de Montluçon, realizada a 19 de setembro, foi aprovada por unanimidade uma ajuda financeira excecional de 4.000 euros.

Deste montante, 2.000 euros serão destinados à associação dos Bombeiros Voluntários de Guimarães e os restantes 2.000 euros à associação humanitária dos Bombeiros Voluntários de Caldas das Taipas.

Segundo o presidente da câmara de Montluçon, Frédéric Laporte, citado pela mesma fonte, o contacto com os representantes de Guimarães foi estabelecido a 17 de setembro.

“A situação é particularmente difícil, especialmente porque não existe um corpo profissional de bombeiros naquela cidade”, explicou.

Laporte destacou ainda a necessidade de equipamento, tendo decidido que o melhor seria enviar diretamente o apoio financeiro às associações de bombeiros.

Iniciativas privadas de apoio

Para além da ajuda oficial, têm surgido também iniciativas privadas de apoio, revela o La Montagne. Um cidadão de Montluçon lançou uma campanha de recolha de roupas e outros produtos essenciais, apoiada por várias associações franco-portuguesas, como “Les Étoiles du Nord” e “France Portugal”. A campanha de doações foi amplamente divulgada nas redes sociais na passada quinta-feira.

As doações podem ser entregues até 25 de setembro no estabelecimento Phon’cash, em Montluçon, antes de serem encaminhadas para Portugal.

O apelo é claro: “Contribuir para sarar as feridas desta tragédia e devolver esperança a quem mais precisa”.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x