Seguir o O MINHO

Ave

Ciclovia em Famalicão embelezada com instalações artísticas

Até 03 de julho

em

Foto: CM Famalicão

Até dia 03 de julho, quem percorrer a via ciclopedonal Famalicão-Póvoa de Varzim, desde o desvio para o Parque da Formiga no Louro até à freguesia de Gondifelos, poderá encontrar apontamentos artísticos, bem como usufruir de uma ‘cicloficina’ com estacionamento para bicicletas e um espaço para pequenas manutenções.

A intervenção ficou a cargo da 4iS – Plataforma de Inovação Social, no âmbito da ação “Laboratório Cívico de Inovação Cultural” do projeto municipal Há Cultura – Cultura Para Todos, e envolveu a comunidade das freguesias de Gondifelos, Cavalões, Outiz e Louro,

A caminhada inaugural das instalações artísticas aconteceu no passado domingo e envolveu perto de meia centena de cidadãos, que percorreram parte do troço recém-embelezado, envolvendo paragens performativas.

Foto: Divulgação / CM Famalicão

Os caminhantes arrancaram na Rua Pedra Fita, em Cavalões, junto ao sinal “Sinfonia dos Perus”, local onde, entre outras canções, se ouviu os meninos e meninas do 3.º e 4.º anos de Gondifelos e Cavalões cantarolar “Este peru é bom cantor. É bom cantor, tem boa voz”, tendo os ditos bichos retribuído com os seus ‘glu glu glus’, para entusiasmo dos presentes.

Já a segunda paragem, envolveu o contador de histórias, Malaquias, que, sob a sombra das árvores, no «Apeadeiro de Histórias», apresentou contos provenientes de “objetos mágicos, maiores por dentro do que por fora”, referindo-se aos livros que o acompanhavam e que abordou de forma interativa.

A terceira, e últia paragem, foi na “Oficina da Via”, uma ‘cicloficina’ instalada debaixo do viaduto da rua Primeiro de Maio, rebatizado de “Viaduto dos Falcões” por existir um ninho da espécie no local.

Foto: Divulgação / CM Famalicão

Todas as instalações artísticas colocadas no percurso de, aproximadamente, quatro quilómetros, foram desenvolvidas em parceria com a população, através de oficinas comunitárias de cocriação com o Coletivo Warehouse, parceiro da 4iS, nos dias 01 e 02 de junho na Junta de Freguesia de Cavalões e 03 e 04 de junho na via ciclopedonal. Aconteceram em resultado de sessões de mapeamento emocional com cidadãos das freguesias abrangidas, durante o mês de maio, nas quais os habitantes deram o seu contributo para a elaboração da sinalética e apontamentos artísticos.

As ações comunitárias inseridas no Há Cultura – Cultura Para Todos são promovidas pelo Município de Vila Nova de Famalicão, tratando-se de um projeto municipal cofinanciado pelo Norte 2020, através do Fundo Social Europeu (FSE).

Populares