Ciclone Danielle coloca o Minho (e todo Portugal continental) sob aviso amarelo no início da semana

Previsão de chuva, trovoada e ventos fortes e perigo de cheias rápidas
Ciclone danielle coloca o minho (e todo portugal continental) sob aviso amarelo no início da semana
Foto: DR / Arquivo

Os distritos de Braga e Viana do Castelo, como aliás todo o território de Portugal continental, vão estar sob aviso amarelo, entre segunda e terça-feira, devido à previsão de chuva, trovoada e ventos fortes, informou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O aviso é válido entre as 15:00 de segunda-feira e as 16:00 de terça-feira, devido à previsão de “precipitação por vezes forte, ocasionalmente acompanhada de trovoadas e rajadas fortes”.

Em causa está o ciclone extratropical Danielle (anteriormente era furacão, mas perdeu intensidade e foi desclassificado) que, como O MINHO noticiou, vai atingir a Península Ibérica a partir do final da tarde de amanhã, domingo.

No mais recente comunicado sobre o ciclone Danielle, o IPMA salienta que este originará, a partir da tarde de domingo, “uma alteração significativa do estado do tempo no continente”.

Assim, a partir do final de tarde de domingo estão previsto “períodos de chuva ou aguaceiros no litoral a norte do Cabo Espichel, que serão por vezes fortes, acompanhados de trovoadas e rajadas fortes a partir da madrugada de dia 12 [segunda-feira]”.

“Este cenário de precipitação deverá manter-se ao longo da semana, embora com menores quantidades a partir de dia 14 [quarta-feira]”, acrescenta o IPMA.

O vento rodará para o quadrante sul durante o dia 11 de setembro, soprando por vezes forte nos dias 12 e 13 na faixa costeira ocidental, com rajadas até 65 km/h, e nas terras altas, com rajadas até 75 km/h.

Consequentemente, a agitação marítima irá sofrer um aumento, com ondas de oes-sudoeste entre 2,5 e 3,5 metros de altura significativa a partir da tarde de segunda-feira e até ao final de quarta-feira.

Perigo de cheias rápidas

O IPMA alerta que, “atendendo a que estas serão as chuvas mais significativas da época após um período de seca prolongado, será provável a escorrência considerável das águas pluviais em zonas íngremes e em solos queimados, devido à sua lenta infiltração”.

“Adicionalmente, e dependendo da intensidade local da precipitação, poderão ocorrer cheias rápidas em meios urbanos”, conclui o comunicado.

Recorde-se que a Proteção Civil avisara, na quinta-feira, que as chuvas fortes a partir de domingo podem “dar problemas nos locais historicamente mais vulneráveis às precipitações intensas e consecutivos alagamentos, infiltrações ou mesmo inundações relâmpago, em especial em áreas urbanas altamente impermeabilizadas”.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Casal morto em violenta colisão vivia em vila verde

Casal morto em violenta colisão vivia em Vila Verde

Próximo Artigo
Veleiro arde ao largo da póvoa de varzim

Veleiro arde ao largo da Póvoa de Varzim

Artigos Relacionados