No próximo fim de semana decorrerá em Arcos de Valdevez mais uma edição dos Ciclos Gastronómicos, desta vez dedicado ao tradicional “Cozido à Minhota”.
Este é um prato de distinção na gastronomia arcuense, confecionado com produtos locais e com um tratamento especial das muitas carnes que o compõe, nomeadamente o presunto, a galinha caseira, a orelheira salgada, o toucinho entremeado, o chouriço de carne, a sanguinha, o entrecosto, entre outras.
Os Vinhos Verdes, também produzidos localmente, acompanham a iguaria. Como sobremesa será apresentado o Bolo de discos, o Bolo de Mel do Soajo e os Charutos de Ovos, com Laranja de Ermelo, os quais compõem a tradicional doçaria arcuense.
“Esta é uma oportunidade única para fazer um roteiro gastronómico singular e genuíno pelos sabores tradicionais de Arcos de Valdevez, nesta edição que conta com a participação de 16 restaurantes”, refere o Município de Arcos de Valdevez, acrescentando que “ainda terá a oportunidade de passar um fim de semana de convívio e lazer em família num ambiente saudável, onde poderá visitar a Feira do Fumeiro, que decorrerá no Campo do Trasladário, visitar a “Porta do Mezio” e participar em caminhadas, realizar trilhos pedestres e passeios de todo o terreno, usufruindo das paisagens deslumbrantes do Parque Nacional Peneda-Gerês”.
Fotografia de destaque da RTP.