Neste Artigo
Daniel Moreira, ciclista natural de Viana do Castelo, e Gabriel Baptista, de Barcelos, foram convocados para representar a seleção nacional de sub-23 no Campeonato do Mundo de ciclismo de estrada, que se realiza no Ruanda, entre 21 e 28 de setembro.
Os nomes foram confirmados hoje pela Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) ao divulgar os convocados para o primeiro mundial de sempre realizado em solo africano.
Aos 19 anos, Daniel Moreira, formado na Escola de Ciclismo de Santa Marta, de Viana do Castelo, é o atual campeão nacional de fundo de sub-23. Representa a equipa australiana Hagens-Berman-Jayco, que já recrutou vários talentos portugueses no passado, como João Almeida, Rui Oliveira ou Ruben Guerreiro.
Já Gabriel Baptista, de 20 anos, cumpriu a formação na academia da Associação Cultural e Recreativa de Roriz, de Barcelos. Alinha pela espanhola Technosylva Maglia Rower Bembibre e conquistou a edição de 2025 da Taça de Portugal de Esperanças.
Para além dos dois ciclistas do Minho, foram convocados para a corrida do escalão de sub-23 Daniel Lima (Israel Premier Tech Academy) e Lucas Lopes (Rádio Popular-Paredes-Boavista).
João Almeida falha Campeonato do Mundo
João Almeida, vice-campeão da Vuelta2025, não integra o lote de quatro ciclistas que vão representar Portugal em elites no Campeonato do Mundo de estrada, em Kigali, no Ruanda, com a FPC a justificar a ausência com a opção de Almeida de “concentrar-se totalmente no Campeonato da Europa, onde integrará a seleção tanto no contrarrelógio individual, ao lado de Nelson Oliveira, como na prova de fundo”.
Também Nelson Oliveira, que fraturou o quinto metacarpo da mão direita no final de agosto, é uma baixa de peso para as cores nacionais nos primeiros Mundiais realizados em África, uma vez que o duas vezes diplomado olímpico participava ininterruptamente em Campeonatos do Mundo desde 2013.
Assim, em Kigali, Portugal estará representado por Afonso Eulálio (Bahrain Victorious), António Morgado e Ivo Oliveira (UAE Emirates) e Tiago Antunes, da lusa Efapel.
Quinto classificado na Volta a Portugal, o ciclista de 28 anos volta a representar a seleção em Mundiais depois de o ter feito pela última vez enquanto sub-23, em 2018.
“Esta foi uma das convocatórias mais difíceis da minha carreira. O facto de termos dois campeonatos de grande dimensão em semanas consecutivas, em continentes diferentes, obrigou-nos a escolhas muito cuidadas. Tal como outras seleções, optámos por não levar juniores nem femininas ao Mundial, para que possam estar em plena condição no Europeu”, justificou o selecionador nacional.
José Poeira recordou que o percurso do Mundial de Kigali “terá uma dureza excecional, com altitude, humidade e um desnível acumulado de 5.000 metros”.
“O desafio é enorme, mas a equipa está motivada e totalmente focada em representar Portugal da melhor forma”, concluiu, citado no comunicado da FPC.
Europeu com mais atletas do Minho
Para o Campeonato da Europa de estrada, agendado de 01 a 05 de outubro em Drôme-Ardèche (França), José Poeira repetiu a convocatória de Gabriel Baptista e Daniel Moreira, em sub-23.
Já em juniores, há outros três atletas do Minho. Gonçalo Costa (Willebrord Wil Vooruit), de Famalicão, Gonçalo Rodrigues (Team Polti VisitMalta Junior), de Barcelos, estarão no contrarrelógio e prova de fundo. José Salgueiro (Picusa Academy), também de Barcelos, vai participar na prova de fundo.
Guilherme Santos, João Anunciação (Blackjack I Bairrada Júnior Cycling Team), Rodrigo Jesus (Academia Efapel de Ciclismo) completam a convocatória no escalão júnior.
Almeida e Rui Costa no Europeu
Os elites Eulálio e Morgado também voltam a ser convocados para o Europeu, aos quais se juntarão Rui Costa (EF Education-EasyPost), Almeida (UAE Emirates) e Nelson Oliveira, com os últimos dois a participarem também no contrarrelógio.
Raquel Queirós e Daniela Campos lideram armada feminina
Nos Europeus, Portugal estará representado em todos os escalões – elite, sub-23 e juniores, masculinos e femininos -, com Raquel Queirós (Atum General-Tavira-Farense) a alinhar na prova de fundo de elites e a olímpica Daniela Campos (Eneicat-CMTeam) apenas no contrarrelógio.
Beatriz Roxo (Cantabria Deporte-Rio Miera) está no ‘crono’ e na prova de fundo das sub-23, na qual será acompanhada por Daniela Simão (Academia Efapel de Ciclismo).
Bruna Gonçalves (Korpo Activo/Penacova), Lara Ribeiro e Maria Coimbra, ambas da Academia Efapel de Ciclismo, são as juniores convocadas, enquanto no setor masculino a representação nacional ficará a cargo de seis ciclistas.
Daniela Pereira, recentemente nomeada selecionadora feminina, explicou que escolheu “as atletas que neste momento oferecem maior garantia de sucesso face às exigências de um Campeonato da Europa, privilegiando a capacidade técnica necessária para competir ao mais alto nível”.
“Estamos ainda numa fase inicial de trabalho com este grupo e, tendo em conta o reduzido ritmo competitivo internacional, o principal objetivo passa por terminar a corrida no pelotão. Procuramos a melhor classificação possível, mas acima de tudo ganhar experiência, consolidar processos e evoluir, para elevar gradualmente o nível competitivo da seleção”, referiu a treinadora de Famalicão, citada em comunicado da FPC.
*com Lusa