Ciclista que caiu na serra de Fafe agradece aos bombeiros resgate com UMM “velhinho mas eficiente”

Foto: Facebook de Vítor Guerra

Vitor Guerra seguia num grupo de betetistas que fazia um trilho pelas serras de Fafe quando sofreu uma queda numa zona de muito difícil acesso, no último domingo. Acabou sendo resgatado pelos Bombeiros de Fafe com recurso a um jipe UMM já preparado para estas situações do género. O ciclista fez questão de agradecer publicamente o trabalho dos bombeiros e tecer rasgados elogios ao todo-o-terreno de marca portuguesa: “Velhinho mas eficiente”.

Numa publicação na sua página de Facebook, Vítor Guerra agradece “publicamente aos Bombeiros Voluntário de Fafe, em especial aos bombeiros Augusto Mota, Diego Ferracini, Hugo Ferreira e Armando Pereira pelo resgate” feito “em condições de acesso extremamente difíceis”.

“Foram 2 horas de sofrimento, poderiam ter sido 10 horas que a estes homens estarei eternamente grato.
Fizeram de tudo para me tirarem do local do acidente o mais rápido possível, dentro das condições que lhes foi permitido para minimizar o meu sofrimento… estes homens foram de um humanismo que me comoveu e as minhas lágrimas foram para eles e não pela dor que sentia no momento”, escreve a vítima.

E conclui: “Ao UMM que foi usado no resgate, não deixou os seus créditos por mãos alheias, velhinho mas eficiente, conduzido como muita mestria pelo bombeiro Augusto Mota (espero não estar enganado no nome do bombeiro que o conduziu)”.

Socorro mais rápido em zonas de difícil acesso

Contactado por O MINHO, o comandante dos Bombeiros de Fafe, Paulo Ferreira, explicou que o ciclista caiu numa zona de difícil acesso, nas serras de Fafe, em que os bombeiros teriam que “andar muito a pé” para o resgatar.

Mas, já a pensar nessas situações, os Bombeiros de Fafe têm um UMM já preparado para este tipo de resgates por “caminhos impróprios” .

“Consegue-se tirar as pessoas de lá e trazê-las até à ambulância para seguirem o seu caminho no socorro à vítima”, explica Paulo Ferreira.

No caso em concreto, caso não houvesse este veículo, a busca teria que ser apeada e “ia demorar muito mais tempo”.

“Sabem bem receber estes miminhos”

Paulo Ferreira ficou agradado com o reconhecimento público de Vítor Guerra: “Costumo dizer que é a nossa função. A nossa missão é socorrer o melhor que pudermos e o mais rápido possível, mas sabe muito bem receber estes miminhos. E ao comandante também sabe bem ouvir a população agradecer o trabalhos dos meus homens”.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x