A chuva que tem caído nos últimos dias no Minho vai fazer uma ‘pausa’ a partir de quinta-feira, de acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Em comunicado, o IPMA explica que, até quinta-feira, o estado do tempo em Portugal continental será “influenciado por uma corrente de oeste, originada pela ação conjunta de um anticiclone localizado a oeste do arquipélago dos Açores e de depressões sobre o Atlântico Norte, às quais estão associadas ondulações frontais de fraca atividade, que transportam massas de ar tropical, quente e húmido, e que deslizam sobre as regiões Norte e Centro”.
“Estas ondulações frontais originarão precipitação essencialmente no dia 10, e em especial nas regiões Norte e Centro, a qual deverá ficar confinada Minho e Douro
Litoral no dia 11″, nota a previsão enviada a O MINHO.
Já entre sexta-feira e terça-feira (16 de setembro), são esperados dias de céu pouco nublado, mas o Minho poderá ser afetado por “nebulosidade baixa e, eventualmente,
neblinas e nevoeiros matinais”.

Adicionalmente, as temperaturas máximas, que “têm estado abaixo da média para a época do ano”, deverão “subir ligeiramente” na quinta-feira, “exceto no Minho e Douro Litoral”.

Se em algumas zonas do sul, interior norte e centro do país podem ultrapassar os 30ºC, Braga não vai passar dos 28ºC no dia mais quente – domingo – dos próximos 10 dias. No mesmo dia, Viana do Castelo chegará aos 23ºC de temperatura máxima.
A previsão do IPMA aponta que a chuva poderá regressar em meados da próxima semana.