Região
Chuva e trovoada no domingo de São João
Previsão do tempo
em

O fim de semana de São João vai trazer chuva e trovoada aos distritos de Braga e Viana do Castelo, segundo a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Para sábado, a previsão é de céu com pouca nebulosidade com tendência a espessar no decorrer do dia. Prevê-se o regresso tímido da chuva, que será fraca e cairá num carácter contínuo mas não muito volumoso no Minho.
No domingo de São João antecipam-se acumulados de precipitação em toda a região do Minho, estimando-se mesmo que a chuva seja acompanhada de trovoada no período da manhã.
CP reforça transporte para festejos de São João entre Braga e Porto
A temperatura em Viana do Castelo varia dos 11 até aos 21 graus no fim de semana, e dos 12 aos 26 em Braga.
Leia Também
Braga: Igreja da Senhora-a-Branca com concerto de Natal
Braga quer “poupar na fatura” e substitui 4.500 luminárias por tecnologia LED
Nove escolas de Braga distinguidas com selo “amiga da criança”
Esperada “muita chuva e neve” no Minho na segunda-feira, alerta IPMA
Retomadas as buscas por septuagenário desaparecido em Braga
Ricardo Sá Pinto quer juntar eficácia à “inspiração” europeia
Aqui chegado…
...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem O MINHO, jornal estritamente digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O MINHO é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.
Inspirados na filosofia seguida pelo jornal inglês "The Guardian", um dos mais importantes órgãos de comunicação do Mundo, também nós achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler O MINHO, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.
Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar O Minho - e só demora um minuto. Obrigado.

A Igreja da Senhora-a-Branca, na cidade Braga, acolhe, este domingo, às 17:30, um concerto de Natal, inserido nas programações da Junta de São Victor, anunciou este sábado a autarquia bracarense.
O concerto contará com a participação do coro Vozes de Braga, que completa um ano de vida, mas já com vários concertos no currículo.
Nasceu da ideia de um grupo de jovens músicos estudantes da Universidade do Minho, este coro, e propõe-se à interpretação de reportório musical português e de obras que constituem canons da música erudita ocidental.
“Um dos grandes objetivos deste projeto é dar a ouvir a todos os bracarenses reportório coral de boa qualidade com todo o respeito que merece, homenageando as grandes personalidades da música”, refere a nota enviada à imprensa.
“O grupo assume-se orgulhosamente como bracarense dado que é uma cidade que propicia a partilha cultural e que merece todo o empenho que este se propõe humildemente a dispor”, acrescenta o documento.
A entrada é gratuita.
Braga
Braga quer “poupar na fatura” e substitui 4.500 luminárias por tecnologia LED
Energia
em
Por
Luís Moreira
A EDP Distribuição, em parceria com a Câmara de Braga, está a substituir as lâmpadas convencionais por novas luminárias de tecnologia LED em várias freguesias. Só nos últimos dois anos, – diz a autarquia – foram substituídas mais de 4.500 luminárias de vapor de sódio, com a EDP Distribuição a investir 540 mil euros.
“Temos trabalhado com a EDP para que, em cada ano, sejam concretizados investimentos em benefício da população e coordenados com a política energética e de urbanismo do Município”, referiu Ricardo Rio, presidente da Câmara, durante uma visita aos locais onde decorrem a instalação das novas luminárias.
Nesta visita, que contou com a presença de José Miguel Santos, diretor da Rede e Concessões Norte da EDP, e de Miguel Braz Pinto, subdiretor da área de Rede e Clientes, Ricardo Rio destacou a “grande colaboração” existente entre o Município e a EDP, resultante do compromisso que a empresa assumiu ao abrigo do contrato de concessão com o município.
“As novas luminárias permitem uma maior eficiência energética e a consequente redução da fatura da iluminação pública. Essa poupança de recursos irá possibilitar a concretização de novos investimentos ou a atribuição de novos benefícios através das políticas sociais”, concluiu Ricardo Rio.
Esta transição energética em curso permite implementar soluções inovadoras na iluminação pública, com o objetivo não só de uma maior economia, mas também, eficiência e menor impacto ambiental.
540 mil euros
Com a implementação do plano de eficiência energética durante 2018 e 2019, a EDP Distribuição investiu 540 mil euros, sendo as áreas contempladas previamente seleccionadas, abrangendo mais de 4.500 antigas luminárias de vapor de sódio, que são substituídas pelas recentes – mais económicas e menos poluentes – de tecnologia LED.
Este plano permite não só reduzir o consumo da factura energética municipal, como diminuir as emissões dos gases de efeito de estufa, um dado absolutamente prioritário para as duas entidades parceiras neste protocolo.
Famalicão
Jovens detidos por tráfico de droga em Famalicão
Polícia de Segurança Pública
em

Dois jovens, de 19 e 20 anos, foram detidos, na noite da passada quinta-feira, por elementos da PSP, no centro da cidade de Famalicão, por suspeitas de tráfico de estupefacientes, divulgou aquela polícia.
Em comunicado, a PSP refere que a detenção ocorreu na Alameda Padre Manuel Simões, por volta das 23:15 de quinta-feira.
Aos suspeitos, foi-lhes apreendido liamba suficiente para 40 doses, que se encontravam divididas em sacos de plástico e a quantia de 85 euros em dinheiro.
Os detidos foram notificados para comparecerem no Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão.
EM FOCO
ÚLTIMAS
- Braga: Igreja da Senhora-a-Branca com concerto de Natal
- Braga quer “poupar na fatura” e substitui 4.500 luminárias por tecnologia LED
- Jovens detidos por tráfico de droga em Famalicão
- Nove escolas de Braga distinguidas com selo “amiga da criança”
- Esperada “muita chuva e neve” no Minho na segunda-feira, alerta IPMA
Vamos Ajudar?
Reportagens da Semana


Presépio particular com mais de duas mil figuras é atração natalícia em Vila Verde
Quintal da Elisa é um mega-presépio


Em Braga, o Natal é para todos, sobretudo para as famílias
"Braga é Natal"


Simulador quer ajudar a diminuir atropelamentos em Braga e Guimarães
Chancela do Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho
Populares
- RegiãoHá 2 dias
Pafil muda-se de Barcelos para Famalicão e quer contratar 30 trabalhadores
- BragaHá 23 horas
Família procura homem desaparecido em Braga
- Aqui PertoHá 2 dias
Caretos de Podence declarados Património Imaterial da Humanidade
- BragaHá 2 dias
Braga vai ter “roupeiro solidário” na rua com agasalhos para quem precisa