Chuva de estrelas e anéis de Saturno para observar no Parque Nacional da Peneda-Gerês

Visita guiada ao céu noturno
Foto: Pedro Gonçalo Costa / O MINHO / Arquivo

A 22 de outubro, a Porta do Mezio, em Arcos de Valdevez, vai promover a observação da chuva de estrelas em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês. Nesta “visita guiada ao céu noturno” será ainda utilizado um telescópio para observar as lutas de Júpiter e os anéis de Saturno.

Em parceria com a empresa Borealis, a Porta do Mezio propõe uma atividade de caminhada de “olhos postos em Orionte” em busca de estrelas cadentes vindas desta constelação e cuja origem dos meteoros é o cometa 1P/Halley.

Atividade de trekking e observação de estrelas no Soajo, promovido pela Porta do Mezio. Foto: Pedro Gonçalo Costa / O MINHO

“Será uma viagem surpreendente de conhecimento e descoberta para desvendar os mistérios das
noites estreladas, iremos compreender as fases do ciclo de vida das estrelas, estabelecer contacto
com as principais teorias físicas que regem o Cosmos a grandes escalas, apreender noções e
métodos de orientação baseados nas estrelas, e entre muitas outras coisas estabelecer contacto
com a magia das noites consteladas do norte de Portugal”, explicou a Porta do Mezio em comunicado.

Este é um evento para “desfrutar entre famílias e amigos” e tem o custo de 9,5 euros para adultos. As crianças pagam 5 euros.

O ponto de encontro para iniciar a atividade é na Porta do Mezio, em Arcos de Valdevez, pelas 20:30.

As inscrições podem ser inscrições podem ser efetuadas por e-mail ([email protected]) ou por telefone (258 510 100).

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados