Arquivo

Nova estátua de D. Afonso Henriques não vai ser apresentada em Guimarães

Por causa da chuva
Nova estátua de d. Afonso henriques não vai ser apresentada em guimarães

A Câmara de Guimarães anunciou hoje que a apresentação da estátua de D. Afonso Henriques, da autoria do escultor vimaranense Dinis Ribeiro, não se vai realizar devido à chuva.

A estátua do primeiro rei de Portugal que vai para Espanha foi recentemente apresentada em Coimbra e iria ser exposta no Campo S. Mamede, em Guimarães, esta sexta-feira, mas o mau tempo cancelou o evento.

De acordo com a Câmara, não estavam reunidas “todas as condições necessárias para a cerimónia de apresentação” e “com a agravante das condições meteorológicas presentes, foi decidido cancelar este evento”.

O executivo liderado por Domingos Bragança lançou o convite a “todos os vimaranenses” para comparecerem em Zamora, em 29 de abril, e participar na sua instalação definitiva nos jardins da Fundação Rei Afonso Henriques, Espanha.

A autarquia, em comunicado, explica o motivo de a obra não ter tido a primeira aparição pública em Coimbra, ao invés de Guimarães, como estava inicialmente previsto. “A Câmara Municipal de Guimarães e a Grã Ordem Afonsina fazem saber que, no passado dia 01 de fevereiro, foi feito um pedido de autorização para instalação, na entrada do Centro Histórico de Guimarães junto à Senhora da Guia e com carácter temporário, da escultura de Afonso Henriques, que será inaugurada em Zamora no dia 29 de abril, da autoria do escultor Dinis Ribeiro e do arquiteto Abel Cardoso. Por deliberação da Divisão de Património Mundial e Bens Classificados, foi indeferido o local inicialmente proposto, tendo sido acordada, após reunião entre as partes e por despacho da Câmara Municipal notificado à Grã Ordem Afonsina, a instalação da escultura no Campo de S. Mamede, no dia de hoje (21 de abril), proporcionando as merecidas condições de visibilidade da mesma”.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Imigrantes podem renovar 'online' autorizações de residência que caduquem até 30 de junho

Imigrantes podem renovar 'online' autorizações de residência que caduquem até 30 de junho

Próximo Artigo
Ceo da edp garante redução dos preços no segundo semestre

CEO da EDP garante redução dos preços no segundo semestre

Artigos Relacionados