Choque térmico nas alturas traz neve para o Minho no fim de semana

Estado do tempo
Raposa na neve de Melgaço. Foto: Norberto Esteves

O fim de semana poderá trazer uma surpresa às regiões montanhosas do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), esperando-se queda de neve entre a noite de sábado e o fim da manhã de domingo, podendo mesmo existir alguma acumulação para quem quiser visitar.

Patrícia Gomes, meteorologista de serviço do Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), adiantou a O MINHO que essa possibilidade não só é real como bastante consistente, face à ocorrência de um ‘choque térmico’ na baixa atmosfera.

De acordo com a especialista, a zona Norte de Portugal – e parte da região Centro – vai ser afetada por uma massa de ar polar durante todo o dia de sábado, levando a que haja uma descida das temperaturas brusca. Para se perceber a diferença, a temperatura mínima para Braga vai descer seis graus Celsius (de 11ºC para 5ºC) em menos de 24 horas.

A meio de sábado, uma massa de ar quente associado a um sistema frontal irá chocar com o ar polar em pleno noroeste da Península Ibérica, empurrando-o, originando assim a precipitação em forma de neve que irá afetar diretamente Galiza, Minho, Trás-os-Montes e Beiras.

Para os amantes de neve, e apesar de ser esperada chuva que pode ‘varrer’ o que caiu durante a noite, Patrícia Gomes sustenta que “pode haver alguma acumulação no domingo de manhã”, mas ainda não é certo.

Os distritos de Braga e de Viana do Castelo, à semelhança do resto de Portugal Continental, encontra-se sob aviso amarelo até às 15:00 horas de sexta-feira face à precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada e de rajadas fortes de vento.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados