Seguir o O MINHO

Braga

Choque condiciona trânsito no túnel das piscinas

em

Foto: José Augusto Gomes

Um choque entre dois automóveis condicionou, durante cerca de uma hora, o trânsito no chamado túnel das piscinas, em São Victor, Braga.


Da colisão rodoviária resultaram ferimentos ligeiros, tendo sido mais o susto de quem ia nos automóveis, bem como o transtorno no fluxo de trânsito, no sentido Sul/Norte, onde se verificou o acidente de viação.

Agentes da Esquadra de Trânsito do Comando Distrital de Braga da Polícia de Segurança Pública regularizaram o trânsito, evitando novos acidentes e registando logo a ocorrência

Anúncio

Braga

Mais 57 casos de covid-19 no concelho de Braga em 48 horas

Dados locais

em

Foto: O MINHO / Arquivo

O concelho de Braga registou mais 57 casos de infeção por covid-19 em 48 horas.

Estes dados, apurados por O MINHO junto de fonte local da saúde, foram atualizados às 18:00 de segunda-feira (a última atualização havia sido feita às 18:30 do passado sábado).

Em termos acumulados, são 2.255 casos de pessoas infetadas com o novo coronavírus, mais 57 em relação a sábado.

Não foi possível apurar o número de casos ativos, bem como o número de pessoas em vigilância.

Na sexta-feira, o concelho registava 1.579 casos de recuperações do SARS CoV-2 desde o início da pandemia.

No balanço de sábado, registavam-se 74 óbitos, número que se mantinha igual desde 16 de junho.

De acordo com os dados de sábado, o número de pessoas em isolamento sob vigilância da autoridade de saúde era de 605.

Continuar a ler

Braga

Pandemia cancela maior presépio vivo da Europa, em Braga

Presépio Vivo de Priscos

em

Foto: DR

A edição deste ano do Presépio Vivo de Priscos foi cancelada face ao risco de contágio por covid-19. O evento, o maior da Europa no género, deve voltar em 2021.

Em comunicado enviado à nossa redação, o padre João Torres, organizador do evento, explica que esta medida surge após consulta por entre as centenas  de figurantes habituais do presépio, levando assim a que o mesmo seja adiado para o próximo ano.

“Assim, e tendo como prioridade a protecção da saúde pública, todas as sessões previstas no âmbito desta décima quinta edição, ficam sem efeito, tendo por base as recomendações da Direção-Geral de Saúde”, escreve João Torres.

O pároco explica que prevalece a cautela, dando conta de que seria “impossível garantir o cumprimento das medidas preventivas no decorrer da iniciativa, a partir da entrada e distanciamento social em cada cenário, porque os envolvidos são realmente muitos, mais de 600 figurantes e entre 100 a 144 mil visitantes”.

“Infelizmente, o povo de Priscos não poderá mergulhar na atmosfera natalícia da representação viva do Presépio, entre o silêncio e a iluminação suave, pessoas trajadas e artesanatos ancestrais”, acrescenta.

Segundo o pároco, o Natal “sem presépio não tem o mesmo sabor, porque a beleza do Natal em Priscos é ter dez mil rostos estranhos nas ruas da nossa aldeia, em cada sessão, que graças à magia do Natal são todos irmãos”.

“Não queremos que a nossa mensagem de vida, esperança, salvação e amor, se transforme em dor, lágrimas e cinzas. E é precisamente por este espírito, pela vontade de celebrar a vida e pela alegria de estarmos juntos que queremos proteger a saúde de todos, adiando o nosso encontro para o próximo ano”, reforça João Torres.

O pároco apela ainda aos cristãos para se comportarem com  “responsabilidade, respeitando o trabalho de todos os médicos, enfermeiros, pessoal de saúde e todos aqueles que nos deixaram por causa deste vírus infame”.

“Respeitamos o que nos pedem para fazer e voltaremos, quanto antes, para ficarmos juntos”, finaliza o padre.

Continuar a ler

Braga

Vila Verde vai requalificar Trilhos de Nóbrega

Investimento de 150 mil euros

em

Foto: Turismo Porto e Norte

A Câmara de Vila Verde lançou o concurso público para a execução da empreitada dos “Trilhos de Nóbrega”, um investimento de 150 mil euros que visa proteger os caminhos e incentivar a prática de montanhismo, anunciou hoje a autarquia.

Em comunicado, aquela autarquia  esclarece que o valor total da obra será de 158.621,28 euros e “contempla a requalificação de trilhos” que percorrem a freguesia de Aboim da Nóbrega e Valdreu.

Segundo a autarquia, esta obra é o “pontapé de saída para uma estratégia global e integrada de reabilitação e ampliação de percursos pedestres municipais de relevante interesse turístico para o concelho e para a região” onde se inserem.

A intervenção prevê a “definição de novos traçados, reabilitação e/ou reabertura de troços existentes, regularização do piso, limpeza de vegetação e estabelecimento de uma sinalética robusta homologada pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP)”.

Foto: Divulgação / CM Vila Verde

O projeto, “além do incentivo ao turismo e à prática de montanhismo, visa ainda a proteção e preservação do meio ambiente, propiciando a manutenção e proteção dos bosquetes autóctones, salvaguardando a regeneração natural e potenciando, assim, a conservação dos solos, a redução da erosão e o risco de incêndios florestais”.

“O concelho de Vila Verde, pela riqueza do seu património natural e edificado, reúne um conjunto de características muito peculiares que se impõe potenciar para que a atividade turística conheça um ainda maior dinamismo”, aponta, no texto, o presidente da autarquia, António Vilela.

Segundo o autarca, “a aposta nas potencialidades do Património Natural é uma prioridade estratégica do desenvolvimento local, alicerçada na valorização das potencialidades endógenas do território concelhio”.

António Vilela dá ainda conta que esta obra surge num “contexto de um conjunto de investimentos” a realizar no plano Municipal de mobilidade sustentável e trilhos, “nomeadamente em ciclovias e troços da Ecovia Homem-Cávado, que permitem a fruição de elementos naturais verdadeiramente idílicos”.

Continuar a ler

Populares